quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Atividades sobre Romantismo

1 O trecho a seguir é parte do poema “Mocidade e morte”, do poeta romântico Castro Alves:

Oh! eu quero viver, beber perfumes
Na flor silvestre, que embalsama os ares;
Ver minh'alma adejar pelo infinito,
Qual branca vela n'amplidão dos mares.
No seio da mulher há tanto aroma...
Nos seus beijos de fogo há tanta vida...
–– Árabe errante, vou dormir à tarde
À sombra fresca da palmeira erguida.
Mas uma voz responde-me sombria:
Terás o sono sob a lájea fria.
ALVES, Castro


Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra:
(A) embalsama.
(B) infinito.
(C) amplidão.
(D) dormir.
(E) sono.


2. O retorno à Idade Média foi, em Portugal, manifestação de uma característica do Romantismo.
a) Que característica foi essa?
b) Qual a manifestação correspondente no Romantismo brasileiro?

3.O texto abaixo apresenta, basicamente, três partes: a realidade, o sonho e a realidade novamente. Aponte o início e o fim de cada uma das partes. Compare as duas partes relativas à realidade com a parte relativa ao sonho.


Oh! ter vinte anos sem gozar de leve
A ventura de uma alma de donzela!
E sem na vida ter sentido nunca
Na suave atração de um róseo corpo
Meus olhos turvos se fechar de gozo!
Oh! nos meus sonhos, pelas noites minhas
Passam tantas visões sobre meu peito!
Palor de febre meu semblante cobre,
Bate meu coração com tanto fogo!
Um doce nome os lábios meus suspiram,
Um nome de mulher... e vejo lânguida
No véu suave de amorosas sombras
Seminua, abatida, a mão no seio,
Perfumada visão romper a nuvem,
Sentar-se junto a mim, nas minhas pálpebras
O alento fresco e leve como a vida
Passar delicioso... Que delírios!
Acordo palpitante... inda a procuro:
Embalde a chamo, embalde as minhas lágrimas
Banham meus olhos, e suspiro e gemo...
Imploro uma ilusão... tudo é silêncio!
Só o leito deserto, a sala muda!
Amorosa visão, mulher dos sonhos,
Eu sou tão infeliz, eu sofro tanto!
Nunca virás iluminar meu peito
Com um raio de luz desses teus olhos?

4. (FUVEST-SP)
I.Pálida à luz da lâmpada sombria
Sobre o leito de flores reclinada
Como a lua por noite embalsamada
Entre as nuvens do amor ela dormia!

II.Uma noite, eu me lembro... ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente.

Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher. Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema? Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.

5. Cite um fato histórico que influenciou o Romantismo.

6. O romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual?

7. Leia o texto de Álvares de Azevedo a seguir e responda as questões propostas:

Idéias Íntimas (fragmentos)
“Parece-me que vou perdendo o gosto
(...) Passo as noites aqui e os dias longos;
Dei-me agora ao charuto em corpo e alma;
(...) Meu pobre leito! Eu amo-te contudo!
Aqui levei sonhando noites belas;
As longas horas olvidei libando
Ardentes gotas de licor doirado,
Esqueci-as no fumo, na leitura
Das páginas lascivas do romance...

Meu leito juvenil, da minha vida
És a página d’oiro. Em teu asilo
Eu sonho-me poeta, e sou ditoso,
E a mente errante devaneia em mundos
Que esmalta a fantasia! Oh! Quantas vezes
Do levante sol entre odaliscas
Momentos não passei que valem vidas!
Quanta música ouvi que me encantava!
Quantas virgens amei!(...)
Ó meus sonhos de amor e mocidade,
Por que ser tão formosos, se devíeis
Me abandonar tão cedo... e eu acordava
Arquejando a beijar meu travesseiro?

Parece que chorei... Sinto na face
Uma perdida lágrima rolando...
Satã leve a tristeza! Olá, meu pajem,
Derrama no meu copo as gotas últimas
Dessa garrafa negra...

(...) E no cérebro passam delirosos
Assomos de poesia... Dentre a sombra
Vejo num leito d’oiro a imagem dela
Palpitante, que dorme e que suspira,
Que seus braços me estende...

Eu me esquecia:
Faz-se noite; traz fogo e dois charutos
E na mesa do estudo acende a lâmpada...”

a) Destaque os versos do poema que, ironicamente, destroem a idealização amorosa.

b) Pode-se entender, por meio da última estrofe do poema, que a viagem foi encerrada? Por quê?

c) Que tipo de visão o eu lírico tem quando sob os efeitos do álcool?

d) De que modo o eu lírico tornava as “longas
horas” menos dolorosas?

e) Que sonhos criava quando se encontrava no leito?



8. Leia o texto e assinale falsa ou verdadeira.

“Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou – e amou na vida.”

a) os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
b) Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
c) São típicos da poesia Pau Brasil.
d) Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
e) São típicos do Mal do Século.


9. “Pálida, à luz da lâmpada sombria,
Sobre o leito de flores reclinada,
Como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor ela dormia!

Era a virgem do mar! Na escuma fria
Pela maré das águas embaladas!
Era um anjo entre nuvens d’alvorada
Que em sonhos se banhava e se esquecia!”

a) transcreva as expressões que mergulhem a mulher num mundo irreal, idealizado e distante.


10. No poema do exercício anterior , observamos que a mulher aparece frequentemente na poesia de Álvares de Azevedo como figura:
a) sensual
b) concreta
c) próxima
d) natural
e) inacessível

11. “Ó guerreiros da Tribo Tupi
Ó guerreiros, meus cantos ouvi.”
A geração da poesia romântica aí representada é:
a) pré-romântica
b) social
c) indianista
d) mal do século
e) ultra-romântica

12. Assinale o contexto histórico do período do romantismo:
a) Iluminismo
b) Revolução Francesa
c) Inconfidência Mineira
d) Impeachment do Collor
e) Descobrimento do Brasil

13. O Romantismo está relacionado com o surgimento de um novo público leitor. Qual é essa classe?
a) burguesia
b) senhores feudais
c) nobreza
d) escravo
e) fazendeiro

14. Marque a alternativa que não caracteriza a estética romântica:
a) subjetivismo
b) primado do sentimento
c) culto à natureza
d) pessimismo
e) objetivismo

15. A impossibilidade de realizar o sonho absoluto do Eu gera inquietude, desespero, frustração, que levam às vezes ao suicídio, refletindo a evasão na morte, solução definitiva para o:
a) culto ao real
b) nacionalismo
c) culto ao fantástico
d) mal do século
e) indianismo

16. “Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.”
O fragmento acima, de um poema de Gonçalves Dias caracteriza o:
a) nacionalismo
b) mal do século
c) culto ao fantástico
d) pessimismo
e) fantasmagórico

17. Sobre o Romantismo brasileiro é correto afirmar que:
a) teve como obra inicial Iracema, de José de Alencar
b) trata da temática sagrado X profano
c) tem como contexto histórico o Iluminismo
d) de modo geral, os poetas têm uma visão da mulher de forma real, não idealizada
e) em sua segunda fase, apresentou poetas cuja inclinação para o mistério e a morte os colocava sobre o clima do “mal do século”

18. Assinale a alternativa em que se encontram características do movimento literário ao qual se dá o nome de Romantismo:
a) predomínio da razão
b) busca de temas nacionais, sentimentalismo e imaginação
c) arte pela arte
d) desejo de expressar a realidade objetiva
e) imitação dos antigos gregos e romanos


Leia o poema abaixo para responder as questões 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25 e 26.

Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso Céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
(Gonçalves Dias)
Portugal, julho de 1843.

19. Explique o título do poema

20. Esse poema ilustra uma característica básica do Romantismo. Qual? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.

Observe agora que o poema está organizado a partir da oposição entre dois espaços; a pátria – com os elementos que a caracterizam – e o exílio.

21.Que palavras do texto evidenciam essa antítese?

22.Como é cada um desses espaços para o eu lírico?

23.Que sentimentos ele manifesta em relação à pátria?

24.Esses sentimentos são expressos sobretudo em relação à natureza brasileira: palmeiras, sabiá, bosques e etc. o eu lírico é objetivo e imparcial ao descrever essa natureza? Por quê?

25. Onde é lá? E cá?

26.O Nativismo significa a presença, nos textos literários, de alguns vestígios da natureza ou da vida social do Brasil. Nacionalismo, por sua vez, é um conceito mais amplo, porque envolve a idéia de nação, povo e de uma identidade cultural que os represente. Você acha que o poema de Gonçalves Dias é nativista ou nacionalista? Justifique.

27. Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
- Foi poeta – sonhou - e amou na vida.
Assinale Falsa ou Verdadeira:

a)Os versos fazem parte de um longo poema de Gregório de Matos.
b)Mostram como Álvares de Azevedo foi marcado pelo tema da morte e da solidão.
c)Definem o poeta tal qual o concebia o Realismo.
d)São típicos da poesia Pau-Brasil.
e)São típicos do Mal do Século.

99 comentários:

  1. óla, gostei muito do seu blog e como estou trabalhando com romantismo este bimestre gostaria que mim enviasse as respostas. Comecei faculdade este ano e tenho muitas dúvidas principalmente em literatura. Muito abrigada, um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Legal!Gostei muito do resumo de atividades sobre o romantismo...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu blog e deste questionário,eu quero muito conferi as respotas, por favor me envie.

    lukas_oliveira_@hotmail.com ... Aguardo ...

    ResponderExcluir
  4. olá gostei muito do seu blog gostaria que me enviasse as respostas das atividades sobre romantismo, simbolismo e figuras de linguagem meu e-mail é valcineia.pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana,gostaria que mandasse o gabarito dessa atividade,desde já agradeço.Meu email é jeanne.fe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana,por favor mande-me o gabarito.Meu email é jeanne.fe@hotmail.com.Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Por favor, se for possível, gostaria de receber as respostas.
    Grata.
    andreiaantunes25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,adorei a ativividade sobre romantismo,se puder mande o gabarito no meu email.Obrigada.Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá... Parabéns pelo sue BLOG. PERFEITO. Usar esata ferramenta em sala de aula é um grande avanço... importantíssimo para os alunos!
    Se possível, usarei tal atividade com meus alunos. E se possível enviar-me as respostas desta atividade para o email kadumeis@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. helainefaial@hotmail.com28 de março de 2010 05:56

    olá,gostei muito do seu blog e como estou trab.romantismo este bimestre gostaria,por gentileza,enviasse as respostas.moro em Macapá,concluir minha faculdade agora,tenho muitas dúvidas principalmente em literatura.Muito obrigada e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. tudo bem? gostei muito do seu blog e estou trabalhando literarura com os aluno ,preciso das respostas das atividades.muito obrigada.helaine de macapá.

    ResponderExcluir
  12. amei esse blog mas quero se vc puder é claro me mandar o gabarito das questoes por e mail Obrigada! dilenelunardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. se poder enviar as respostas das questoes
    para o e-mail Richard_queixinho@hotmail.com

    otima atividade

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei suas atividades, elas serão muito úteis para mim, gostaria que você me enviasse o gabarito.
    Obrigada.
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  15. manda as respostas das questões.. brigado ate mais

    ResponderExcluir
  16. Oi colega ,gostei do seu blog,como este ano estou trabalhando com 2ºano do ensino médio,gostaria que você enviasse o gabarito dos exercícios sobre "O Romantismo"
    12 de maio de 2010 00:17

    ResponderExcluir
  17. Nossa ADOREI ! simplesmente perfeito =)

    ResponderExcluir
  18. oii gostei muito do seu blog gostaria de saber do gabarito das atividades para uma atividade q pretendo fazer.
    keila_geyzy@hotmail.com
    agradeço antecipadamente a atenção.

    ResponderExcluir
  19. keila_geyzy@hotmail.com
    envie o gabarito p mim sobre atividades do romantismo.
    obrigada...

    ResponderExcluir
  20. Olá, achei o seu blog excelente, tem muitas atividades para trabalhar na sala de aula. Mande pra mim as respostas. Muito agradecida

    ResponderExcluir
  21. Olá, sou professor de português e trabalharei com meus alunos o ultrarromantismo no brasil e gostaria que me enviasse as respostas dessas questoes

    Agradeço desde já,

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento

    ResponderExcluir
  23. amei suas atividades...

    ResponderExcluir
  24. Olá, o seu Blog é maravilhoso e você está de parabéns, se possível trabalharei este conteúdo em sala de aula com os meus alunos. Só gostaria se puder me envie o seu gabarito. Um abraço!!! o meu mail é este: ndcosta13@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. boa noite adorei os exerc´cios me ajudaram muito,gostaria que enviasse o gabarito para confirir com minhas respostas.obg
    marcellacrisgomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. preciso do gabarito , tem como vce postar aqui no site?

    ResponderExcluir
  27. Você pode enviar as respostas deste exercicios para: anabeatrizolisantos@hotmail.com ?
    se possivel o gabarito dos exercicios de romantismo tambem! obrigada

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    recente vi suas questões e respondi-as. Pode enviar as respostas para que eu possa compará-las? pretendo trabalhá-las com meus alunos.
    Meu e-mail: patuzocolatina@yahoo.com.br
    ProfessoraV

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    adooooooooooorei seu blog, as questões são ótimas, diretas, proporcionando a mim e a meus alunos uma aula prática com exercícios muito boa. PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  30. gostei muito mas queria receber as respostas no meu email: michel_gfw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Mande o gabarito pramim porfavor preciso estudar sobre isso marjory_costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Olá, adorei o seu blog... fiz as atividades.... mas gostaria de receber o gabarito das mesmas.
    Mande, por gentileza, para meu e-mail: elysjv@hotmail.com ou eliane.mms@bol.com.br.
    Ficarei imensamente grata.
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Cadê o gabarito, meu Deus???
    Como vou saber se fui bem ou não?! =/

    ResponderExcluir
  34. Paulo ,parabéns pela iniciativa.Gostei muito da atividade.É possivel enviar-me as respostas?Se for envie por gentilesa para o meu email franjaootimo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. POR GENTILEZA PODERIA MANDAR O GABARITO MEU EMAIL neiolybueno@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  36. Adorei os exercícios do Romantismo, porém gostaria de receber o gabarito para conferir as minhas respostas e colocá-las em prática com meus alunos. Obrigada, aguardo sua resposta!!!!!
    Email: prof.mmmm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá,gostei muito do seu blog.Se possível,mande-me o gabarito.
    Meu email é elizangelanm@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Amei seu blog!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse exercicio é muito interessante vou passar para meus alunos gostaria que você enviasse o gabarito. Grata meu email é dayse_nasc@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito de seu blog!!! Essas atividades são muito interessantes vou trabalha-las com meus alunos gostaria se fosse possivel que me enviasse o gabarito. Obrigada!
    meu email é nilvapatel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá, gostei muito dessa atividade, gostaria se possível enviasse o gabarito. Obrigada!Meu email é kika_regis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Sou professora de Língua Portuguesa e adorei as atividades. Se possível, favor enviar-me a gabarito. Meu email é miusamariadasilva@yahoo.com.br
    10 de abril de 2001

    ResponderExcluir
  42. Sou professora da Língua Portuguesa e gostei muitíssimo das atividades. por isso gostaria de obter o gabarito. Meu e-mail é lucinha_avelar10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Olá Ana,gostaria que mandasse o gabarito dessa atividade,desde já agradeço.Meu email é lianesilveira@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  44. olá gostei muito do seu blog, respondi as atividades mas gostaria de conferir, tem como voce me passar esse gabarito?
    meu e-mail é
    maiara_mendesc@hotmail.com

    desde já
    agradeço

    ResponderExcluir
  45. Seria possivel você mandar as respostas por email...pytylla023@gmail.com..

    ResponderExcluir
  46. oi gostaria de receber o gabarito no meu e-mail: rr.ss.pp@hotmail.com prof rosa amélia

    ResponderExcluir
  47. Ola gostei meuito das perguntas,mas gostaria de saber o gabarito.Meu e-mail é paulamdias10@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  48. Olá sou gostei muito do seu blog, resolvi as atividades mas gostaria de conferir, por favor envia-me o gabarito. Meu e-mail é: samelarib@yahoo.com.br muito obrigada

    ResponderExcluir
  49. OI,
    poderia me enviar o gabarito deste exercicio de pronomes.
    obrigada.
    meu e-mail adrianaaparecida1969@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Oi,
    Se possivel me mande o gabarito sobre este exercicio do Romantismo que achei o maximo.
    obrigada.
    adrianaaparecida1969@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Pra mim, também.

    manda_dinh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Oi..
    Poderia me enviar o gabarito deste exercício? Gostei muito dele e pretendo usá-lo.
    Desde já, muito obrigada!
    gaby_zinha54@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. ADOREI ESSA ATIVIDADE!
    Poderia me enviar o gabarito ? Gostei muito dele e pretendo usá-lo.
    Muito Obrigado!
    maiquel_laux@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Excelentes exercícios! É possível enviar-me o gabarito? Meu e-mail é crissdasilva@yahoo.com.br
    Agradeço imensamente.
    Maria Cristina

    ResponderExcluir
  55. Olá adorei seu blog gostaria que vc me envia-se o gabarito se possivel! meu e-mail: tholey1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. adorei os exercícios, dá pra se fazer uma prova num estilo bem didático.
    É possível enviar-me o gabarito (não acho o ponto de interrogação).
    Meu e-mail é emiliageraldes@ig.com.br
    Muito grata!

    ResponderExcluir
  57. NOSSA ADOREI! PODERIA ENVIAR O GABARITO PRO MEU EMAIL? MARILZA.FUENTES@HOTMAIL.COM.

    VALEU!

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Oi poderia me enviar o gabarito para meu email?

    meu email é
    mariasilvaperes@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  60. muito bom exercicios, preciso do gabarito,
    pode enviar
    ENTA TA, VLW
    allancastro.10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. ADOREI ESSA ATIVIDADE!
    Poderia me enviar o gabarito ? Gostei muito dela e pretendo usá-la.
    Muito Obrigado!
    antoniferraz190466@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. GostRIA DE RECEBER O GABARITO DESSAS QUESTÕES... TEM JEITO???
    CLAUDIUSRG40@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  63. Oi poderia me enviar o gabarito para meu email?

    meu email é kandinhakabral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. oi, adorei as questões, bem elaboradas!
    Poderia me mandar o gabarito?

    carulinafelipe@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. oooooooooohhhhh pessoal, se vocês são professores, então façam vocês mesmos o gabarito, tá parecendo aluno, quer tudo MASTIGADO!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  66. Poderia me mandar o gabarito?
    Wlademir.com@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. GOSTARIA DO GABARITO DESSA ATIVIDADE...PRINCIPALMENTE DO POEMA CANÇÃO DE EXÍLIO,NO QUAL AS ATIVIDADES VÃO DESDE A 19 A 26...DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO!

    E-MAIL :anapaulaninha007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá adorei suas atividades, este é meu primeiro ano com EM.Será que poderia me enviar o gabarito?
    solduraes2010@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  69. Ótimas as questões, gostaria de receber o gabarito.
    lianamenegussi@gmail.com

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, Ana!
    Adorei seu blog!
    Será que você poderia me neviar o gabarito desse exercício?
    e-mail: odarahloren@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  71. Adorei! me manda o gabarito, por favor!
    email: p.sssilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  72. quem tive o gabarito manda ae :talisson.72@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Adorei os exercícios. Li,respondi e gostaria de comparar minhas respostas com o gabarito. Você poderia enviar o gabarito para o meu e-mail, por favor? e-mail: s_itana@yahoo.com.br Obrigada!

    ResponderExcluir
  74. gostaria de aplicar para os meus alunos, me manda o gabarito, por favor Franciscamo.globomail.com

    ResponderExcluir
  75. Gostei muito destes exercicios, pois são bem específicos, mas tive algumas dúvidas, na interpretação de alguns poemas e gostaria muito que me enviasse o gabarito, pois nessa profissão, só devemos aplicar aquilo que temos certeza da resposta.
    Obrigada! ficarei muito agradecida se atender ao meu pedido.
    franciscamo.globomail.com

    ResponderExcluir
  76. Adorei as atividades. Por favor poderia me enviar o gabarito? terezinhasilvadias@yahoo.com.br. Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Ana por favor não coloque mais questionário sem gabarito vlw !!!!!

    ResponderExcluir
  78. ola,

    adorei as questoes, por favor me envie as respostas para eu conferir.
    maestragrundmann@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. Pode me mandar o gabarito dessa atividade?
    cassia_reginamiranda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Poderia me enviar o gabarito?
    fabiocofec@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  81. Também gostaria que me enviasse o gabarito para meu e-mail: netymalato@hotmail.com
    Muito obrigada!!! Amei a atividade.

    ResponderExcluir
  82. Irei trabalhar com meus alunos essa atividade bem reflexiva sobre romantismo. Seria possível enviar o gabarito para o meu e-mail
    netymalato@hotmail.com ?

    ResponderExcluir
  83. adorei, é possivel enviar o gabarito marcosronei@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  84. tbm queria o gabarito para ver se acertei as respostas marlonn_reis@hotmail.com
    o quanto antes melhor agradeço

    ResponderExcluir
  85. ALGUÉM TEM AS RESPOSTAS DESSES EXERCÍCIOS??? ENVIE PARA MIM ,PLEASE!!!!!! stelamaris_82@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Uma ótima atividade. Gostaria se possível enviar-me o gabarito da atividade. Meu e-mail: aniziogomes718@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Gostei bastante e queria aplicar em meus alunos, mas preciso do gabarito, favor enviar para meu email : almpds@yahoo.com.br
    Obrigada e desde já agradeço

    ResponderExcluir
  88. Gostei muito da atividade. Se Possível gostaria que me enviasse o gabarito por e_mail claudiafcps@hotmail.com. Obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  89. Richarlisalho@gmail.com
    Mande o gabarito para mim. Gostei do blog

    ResponderExcluir
  90. Olaaa, gostei muito das atividades, parabens pelo blog!! Gostaria que enviasse o gabarito das atividades. Obrigada. suelenpirovani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. gostaria do gabarito,,, cardozomarilene@gmail.com

    ResponderExcluir
  92. cardozomarilene@gmail.com , gentileza enviar gabarito.

    ResponderExcluir
  93. me mande as respostas de 1 ate a dez poor favoor
    yasmimbenites48@gmail.com

    ResponderExcluir
  94. Gostei. Pode me enviar gabarito?
    monicadaniellanunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. mande-me o gabarito,porfavor
    monicadaniellanunes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. sera que poderia me manda o gabarito?
    camila.oliveira98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. POR GENTILEZA PODERIA MANDAR O GABARITO MEU EMAIL cristianeaparecidachaves@hotmail.com

    ResponderExcluir