Por apresentar desvios, que também são conhecidos como figuras, diz-se que a linguagem usada pela literatura é figurada. É isso que vamos estudar nessa parte do livro. Para tal, dividimos essas figuras em grupos.
2.1 Metáfora (e suas variações)
Um homem, ao dirigir-se a uma mulher, diz: “Você é o sol da minha vida.”
Considerando que mulher não é sol, percebe-se que esta palavra (sol) está em sentido conotativo, ou seja, figurado. O que ele quer dizer pé que ela “o ilumina”, “o orienta”, “o aquece”, “é o centro de seus interesses”, “o mantém em órbita”...
Enfim, ele se coloca como um planeta, para o qual o sol é o próprio sentido e motivo da existência.
A esse processo de criação lingüística, que envolve uma comparação implícita, dá-se o nome geral de metáfora, a qual, por sua vez, se inclui num grupo mais amplo, o das figuras semânticas.
Vamos, agora, ver as mais comuns.
1.Metáfora
Troca ou relacionamento de palavras em que há uma construção figurada baseada na semelhança, isto é, um critério subjetivo e de contexto intelectual (não aparece o termo comparativo)
“Qualquer ruído, dizia, era faca em seus ouvidos” (Marina Colassanti)
2. Símile ou Comparação
É parecida com a metáfora, porém apresenta o termo comparativo presente.
“Partiu-se meu rosto em chispas / como as estrelas num poço”.(Cecília Meireles)
3. Personificação ou prosopopéia
É um tipo de metáfora em que se atribui qualidade, ação ou condição humana a coisas ou seres não humanos.
“As grandes árvores nem se mexem, pois não dão confiança a essa brisa, mas as plantinhas miúdas ficam felizes”.(Aníbal Machado)
4. Hipérbole
É também uma variação da metáfora, mas seu nome indica que se baseia num exagero.
“Até nosso céu eles espanaram” .(João Cabral de Melo Neto)
“Não o vejo há milhões de anos.”
5. Catacrese
É o uso impróprio, porém, já comum, de uma palavra por outra.
“... o Zaca o intimou com uma navalha cheia de dentes a fazer uma serenata”.(Manuel Bandeira)
6. Eufemismo
Também é da família da metáfora, mas tem o objetivo de suavizar uma idéia desagradável ou grosseira.
“O meu último sono, eu quero assim dormi-lo:
- Num largo descampado...” (Vicente de carvalho)
Às vezes, o Eufemismo ganha um tom humorístico. A mesma idéia de morte é percebida em:
“Ele vestiu um paletó de madeira”.
7. Sinestesia
É um tipo bem especial de metáfora. Consiste na mistura de elementos sensoriais.
“A luz gelada e pálida diluindo”.(Cruz e Souza)
(visão X tato)
2.2 Metonímia (e suas variações)
É o segundo grande eixo das figuras semânticas. Diferentemente da metáfora, que se baseia num eixo de concentração, a metonímia se caracteriza por uma relação ou troca de palavras em que ocorra uma contigüidade, isto é, uma aproximação objetiva, devido à ocupação de espaços próximos no universo.
“Os olhos claros da mulher pediram-lhe com doçura...” (Carlos Drummond de Andrade)
“olhos” substituem “mulher”
Agora é hora de estudar uma por uma.
1.Metonímia
Observe que se trocam (ou se relacionam) as palavras baseando-se na aproximação dentro do universo ou do contexto.
“Abriu uma torneira do banheiro para lavar o sono do rosto”.(Luís Fernando Veríssimo)
Há um tipo especial de metonímia que, na verdade, troca o “todo” por uma “parte”, que tem o nome de Sinédoque.
“O Ford quase o derrubou e ele não viu o Ford”.(Alcântara Machado)
Outro tipo de metonímia que tem nome especial é o Símbolo, que consiste na mistura do concreto com o abstrato.
“A cruz é a salvação do século.” (Tristão de Ataíde)
2. Perífrase
É o uso de uma expressão para substituir uma palavra, caracterizando-se por um “rodeio frasal”.
“A pátria de Alexandre se impunha ao mundo conhecido”.(Roberto Rinazzo)
(= Macedônia)
Há uma perífrase especial conhecida como Antonomásia, que consiste num “quase” apelido.
“Todos amam o Poeta dos escravos.”
(= Castro Alves)
3.Antítese
O que aproxima as palavras trocadas ou relacionadas é a oposição.
“Abaixo – via a terra – abismo de treva!
Acima – o firmamento – abismo de luz!” (Castro Alves)
Há dois tipos de Antítese, com razoável presença em concursos.
a)Paradoxo
É a oposição de raciocínios, já que há ilogicidade na idéia.
“Estranha paixão: quanto mais ódio, mais amor.” (Fagundes Varela)
b)Oxímoro
É a oposição de idéias no mesmo grupo sintático
“Amor é um contentamento descontente.” (Camões)
2.3 Ironia (e assemelhadas)
Colocamos neste grupo, além da própria ironia, outras que provocam efeitos expressivos curiosos, normalmente com intenção de humor.
1.Ironia
É, com clara intenção, comunicar exatamente o contrário do que se diz.
“... o velho começou a ficar com aquela bonita expressão cadavérica.” (Stanislau Ponte Preta)
2.Ambiguidade
É quando, intencionalmente, se provoca o duplo sentido, para conseguir o efeito estilístico desejado.
“Deixa-me, fonte! “Dizia / A flor, tonta de terror. / E a fonte, sonora e fria, / Cantava, levando a flor.”
(Vicente de Carvalho)
Dois sentidos: oposto a quente ou insensível, indiferente
Cuidado! Não havendo a intenção estilística, a ambiguidade pode ser considerada como um vício de linguagem (“erro” de construção frasal):
O aluno pediu ao professor para contar a verdade.
Eu vi o desmoronamento do barracão.
O rapaz olhava para a moça com olhar lânguido.
3. Clichê ou Chavão
É, na verdade, um tipo de metáfora, que, pelo uso excessivo, se torna muito comum, a ponto de não parecer linguagem figurada.
“Existem pedras no caminho da reeleição do governador”.
(= obstáculos)
4.Paranomásia
É um jogo de palavras, motivado pela simples aproximação sonora.
“Há quem faça obras / eu apenas / solto as minhas cobras”. (Sebastião Uchoa Leite)
• Às vezes, envolve o que se chama trocadilho:
“Não confunda carioca turista com caricaturista!”
2.4 Outros recursos estilísticos
a)Figuras sintáticas
1.Pleonasmo
É uma repetição; normalmente, para efeito estilístico, tem uma intenção enfática e retoma uma função sintática.
“A monocultura exclusiva do café não é boa para o solo.”
“Vi tudo com meus próprios olhos”.
2.Assíndeto
É a ausência intencional do conectivo coordenativo.
“Vim, vi, venci”.(César, imperador de Roma)
3.Polissíndeto
Ao contrário do anterior, é a repetição, com intenção expressiva, da conjunção coordenativa.
“... as casas são pobres e os homens são pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes... ”(Rubem Braga)
4.Anáfora
É a repetição de palavra(s) no início da(s) estruturas(s) sintática(s).
“Fitar-te, ó flor do babilônio rio,
Fitar-te a medo no salgueiro oculto.” (Castro Alves)
Há uma variação chamada anadiplose, que consiste em começar a nova estrutura com a última palavra da anterior. Veja.
“Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
Verdade é, meu Senhor, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho, e ofendido;
Ofendido vos tem minha maldade.” (Gregório de Matos)
5. Apóstrofe ou Invocação
É uma interpelação marcante.
“Deus, ó Deus, onde estás que não respondes?” (Castro Alves).
6. Silepse
É o desvio de concordância. Pode ser:
- de gênero
V.Sª mostrou-se atento aos problemas do povo, Sr prefeito.”
(feminino X masculino)
- de número
“Corriam gente de todos os lados e gritavam...”
(plural X singular)
- de pessoa
“Os cariocas somos especiais.”
(3ª pessoa X 1ª pessoa)
b) Figuras de estilística fonológica
1. Aliteração
É a repetição das consoantes no início das palavras
“Esperando parada pregada na pedra da pedra do porto”.(Chico Buarque de Holanda)
2.Eco
É a sucessão de palavras com final igual ou semelhante
“Era ela, Arabela. Como estava bela!” (Ciro dos Anjos).
3.Onomatopéia
É a figura pela qual se tenta reproduzir os sons por meio de palavras existentes ou criadas para esse fim.
“Tinir de ferros... estalar de açoite”.(Castro Alves)
“Só ouvia o tique-taque do relógio”.
4. Rima
É a coincidência de sons no final dos versos, ou, raramente, no meio deles.
“Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera
Somente a ingratidão – essa pantera
Foi tua companheira inseparável! (Augusto dos Anjos)
Atividades
Texto 1
Receita de acordar palavras
Palavras são como as estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são lisas ásperas leves ou densas
para acordá-las basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho.
(Roseana Murray, em “Receitas de Olhar”)
1.Os dois primeiros versos se constroem por meio de um(a):
a) exagero
b) mentira
c) erro
d) gradação
e) comparação
2. Versos livres são os que não tem métrica, e brancos, os que não têm rimas. Analisando-se o poema, percebe-se que seus versos são:
a) livres e rimados
b) metrificados e brancos
c) livres e brancos
d) metrificados e rimados
e)impossíveis de confirmar
3. O tema do texto, é na verdade:
a) a própria poesia
b) a palavra
c) a alma das palavras
d) o caminho da vida
e) a vida em si
4. No título, há uma clara prova de que a linguagem do poema é literária. Assinale-a.
a) o uso denotativo do verbo acordar
b) a referência à palavra “palavras”
c) a presença da preposição “de”
d) o emprego conotativo da palavra receita
e) o não aparecimento do tema real do texto
5. A função da linguagem predominante do texto, além da poética, é:
a) emotiva
b) metalingüística
c) conotativa
d) fática
e) referencial
6. “O sopro na alma das palavras” significaria, segundo o texto;
a) a forma poética
b) uso de metrificação adequada
c) a procura das melhores rimas
d) a mensagem que exprima o conteúdo
e) a intenção de sugestionar o ouvinte
Texto 2
Consoada
“Quando a indesejada das gentes chegar
(não sei se dura ou caroável)
talvez eu tenha medo
talvez sorria ou diga:
- Alô, Iniludível
O meu dia foi bom, pode a noite descer
(a noite com seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
a mesa posta,
com cada coisa em seu lugar.”
(Manuel Bandeira)
7. Indique a afirmativa que está em DESACORDO com as idéias expressas no texto 2.
a) O poeta apresenta um tom de ironia amarga.
b) O poeta aborda o tema da morte.
c) O título marca a recepção à “ilustre” personagem cuja presença é certa.
d) Os significantes “Indesejada”, “Iniludível” e “noite” equivalem-se semanticamente.
e) Há certeza, mas profundo sofrimento com relação à visita inesperada.
Descobrimento
Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da Rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.
Não vê que me lembrei que lá no norte, meu Deus! Muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu
Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia, Faz pouco se deitou, es´t dormindo.
Esse homem é brasileiro que nem eu.
(Mário de Andrade)
08. Pela comparação entre o título e o conteúdo do poema, percebe-se uma intenção.
a) eufemística
b) onomatopaica
c) simbólica
d) metafórica
e) hiperbólica
09. No quinto verso, há uma figura chamada:
a)metonímia
b)ironia
c)prosopopéia ou personificação
d)símile ou comparação
e)catacrese
10. No último verso, temos um (a):
a)metonímia
b)comparação
c)metáfora
d)paralelismo
e)catacrese
11. Numere, de acordo com as indicações:
1.Hipérbole
2.Personificação
3.Símile
4.Eufemismo
5.Catacrese
6.Antítese
a) ( ) “Ó morte, tu és o porque da minha vida.”
b) ( ) “Embarcamos no ônibus das oito.”
c) ( ) “A onda do mar beijava a Branca areia.”
d) ( ) “Ela agiu como uma leoa na defesa dos filhos.”
e) ( ) “Serão séculos de angústia em meu coração.”
f) ( ) “Vovô entregou a alma a Deus...”
12. Identifique a silepse: 1- de gênero; 2- de número; 3- de pessoa e 4- de gênero e número.
a) ( ) “Os homens sois, naturalmente, infiéis...” (Clarice Lispector)
b) ( ) “Era uma torcida fascinante, gritavam animados todo o tempo...”(Stanislaw Ponte Preta)
c) ( ) “Povo bom é aquele, tiram de letra misérias e injustiças.” (Plínio Marcos)
d) ( ) “V.M é muito impetuoso.” (Alexandre Herculano)
Fanatismo
"Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus : Princípio e Fim."
"Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus : Princípio e Fim."
Florbela Espanca
Interpretação do poema
2. No verso “Meus olhos andam cegos de te ver!” há a predominância de uma figura de linguagem. Que figura é essa?
3. Sobre verso final do poema “Que tu és como Deus : Princípio e Fim.”, podemos dizer que:
a) Há uma comparação entre Deus e o homem amado, caracterizada pelo comparativo como.
b) Há uma hipérbole, já que houve um exagero ao comparar o homem amado a Deus.
c) Há uma metáfora, pois o homem amado é colocado no lugar de Deus na adoração da poeta.
4. Que impressão o poema lhe causou? Qual, na sua opinião, é o sentimento do eu - lírico?
5. Classifique as figuras de linguagem presentes nos fragmentos abaixo:
a) Você é o sol da minha vida.
b) O pé do vaso está quebrado.
c) Seus olhos brilham como estrelas.
d) O tilintar dos metais.
e) Esse homem é uma fera!
f) Meu coração é um almirante louco.
g) O rapaz lhe estendeu uma folha. Era um poema.
h) Já lhe disse isso um milhão de vezes.
i) A mocidade é um noivado.
j) Bebeu dois copos cheios.
l) O tique-taque dos relógios.
m) O livro está cheio de orelhas.
n) O carro andava, corria, voava.
o) Ele entregou a alma a Deus.
p) As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno.
q) Oh, Deus, onde estás?
r) Existem pedras no caminho.
s) Quase morri de estudar.
t) Vi tudo com os meus próprios olhos.
u) Ele está lendo Jorge amado.
v) Ele é bravo como um leão.
x) Que bonita expressão cadavérica!
z) Ele comprou um Ford.
6. Exercício sobre metáfora, comparação e personificação
a) A guerra é um monstro devorador. (____________________)
b) A paixão é como um fogo. (__________________)
c) O mar é a mais larga estrada…(____________________)
d) Santarém é um livro de pedra. (____________________)
e) Hoje o vento levantou-se zangado. (____________________)
f) A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (____________________)
g) Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(____________________)
Tem o coração duro como uma rocha. (____________________)
h) Os frutos desta árvore são doces como o mel. (__________________)
i) Os teus olhos são duas pérolas. (____________________)
j) As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (___________________)
j) As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (___________________)
gostaria de receber o gabarito dessas atividades, por favor
ResponderExcluirOlá, gostei muito das atividades, estão bem elaboradas. Gostaria de receber o gabarito. carmelina_rosa@hotmail.com
ExcluirOi! Amei os exercícios. GOSTARIA DO GABARITO. valdemia.azevedo@bol.com.br
ExcluirOi !!! Adorei os exercícios. Gostaria de receber o gabarito .
Excluirmariacleyde1@hotmail.com
Oi Ana, trabalho com alunos da Eja de 5ª a 8ª ,neste momento estou trabalhando Figuras de Linguagem , gostaria de sugestões ludicas para trabalhar tal asunto , ja que ele é um pouco repetitivo e trabalha muito a lingua literária. Bjos , gostei muito de seu blog.
ResponderExcluirGostaria de adquirir o gabarito dessa atividade!!! Bjus
ResponderExcluirdenilma_maria@hotmail.com
2gostaria de receber o gabarito das atividades
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEstive pesquisando atividades sobre Figuras de Linguagem e me deparei com seu blog. Gostei das atividades e gostaria de receber através de meu e-mail o gabarito. Se for possíviel, claro!.
Também sou professora e trabalho as mesmas disciplinas suas, no mesmo nível de ensino.
Peço favor enviar o gabarito para: josy_blenes@hotmail.com
Grata: Jôsirene
Olá,
ResponderExcluirVocê pode enviar o gabarito com as respostas?
Achei bastante interessante os exercícios.
Obrigada,
Lu
Oi
ResponderExcluirGostei muito de seu blog.
So gostaria de receber o gabarito.
Obrigado
Oi gostei muito este blog!!!
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito!!!
Estou estudando figuras de linguagem e gostaria de receber o gabarito da atividade que achei muito interessante
ResponderExcluirOlá, gostaria de receber o gabarito. lucianagraunkesch@hotmail.com
ResponderExcluirobrigada
por gentileza, como eu faço para conseguir o gabarito dos exercícios?
ResponderExcluirObrigada
sbomfiglio@yahoo.com.br
e boom meus alunos estao amandoo
ResponderExcluirOi!Gostei muito das atividades no seu Blog,seria possível enviar-me por e-mail o gabarito? elietematos@rocketmail.com
ResponderExcluirobrigada
gostaria de receber o gabarito desta atividade
ResponderExcluirwillianacastro@hotmail.com
adorei as atividades,seria possivel enviar-me por e-mail o gabarito?
ResponderExcluiralessandra.c2008@hotmail.com
obrigada
Minha filha, manda o gabarito, ninguém merece!!!!!
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito das ativides se possivel mande para meu email : rebekamarciao@hotmail.com
ResponderExcluirobrigada
Adorei a atividade, mas gostaria se possível receber o gabarito, pois tem questões que ainda geram dúvidas. desde já obrigada. se possível mande no email da nossa escola: carlotopinheiro_jtm@hotmail.com
ResponderExcluirUm grande abraço e o blog é show!
Coordenadora Conceição
Gostaria de receber o gabarito dos exercicio apresentados pelo e-mail ghattas@icn.com.br
ResponderExcluirObrigada
amei seu blogger.gostaria que me enviasse pore-mail o gabarito das atividades. crysmello-cv@hotmail.com
ResponderExcluirGostaria mto do gabarito desta atividade, pois estou trabalhando algumas figuras de linguagem e gostei desta atividade obg. sou professora
ResponderExcluirmarcia.pss@hotmail.com
queria muito gfabarito
ResponderExcluirAchei muito interessante os exercícios.Gostaria de receber o gabarito .elmamedeirosmf@hotmail.com
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirGostei das atividades,são muito interessantes e gostaria de receber o gabarito.janainasillva@yahoo.com.br
Obrigada!!
OLA POR GENTILEZA ESTOU ESTUDANDO PARA UMA PROVA E ME DEPAREI COM O SEU BLOG ADORARIA RECEBER O GABARITO POR EMAL raY_rodrigues115@hotmail.com estarei esperando obrigada! adorei o seu blog aprendi com facilidade!
ResponderExcluireu gostaria do gabarito
ResponderExcluirenvie para
veronicaamaral07@hotmail.com
Obrigada!!
gostei muito do seu blog e gostaria que você mandace o gabarito para: saposapo15@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
o seu blog me ajudou muito nos estudos para a minha prova de redação que farei em breve.
Olá, gostaria de receber o gabarito, muito obrigada pela atençao. O email e taina96natalia@hotmail.com
ResponderExcluirPOEM O GABARITO POR GENTILEZA !!!!!!NADA COMO UM BLOG DE EXERCICIOS COM RESPOSTAS,ELE SE TORNA MUITO RICO..
ResponderExcluirPOR FAVOR GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DESSES EXERCICIOS ENVIE P MEU E-MAIL (rosivanecamargo@hotmail.com).Agradeço se enviar.
ResponderExcluirADOREI O SEU BLOG.
ResponderExcluirGOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DAS ATIVIDADES.
anamariachiamenti@hotmail.com.
ADOREI TEU BLOG. POR FAVOR MANDE-ME O GABARITO DA ATIVIDADE. UM ABRAÇO.
ResponderExcluiranamariachiamenti@hotmail.com
Gostei bastante do blog, nossos alunos precisam de explicaçoes como estas...
ResponderExcluirgostaria do gabarito. os exercicios sao muito legais email:rodriguesbolado@hotmail.com
ResponderExcluiroi gostei muito do blog gostaria de receber os gabaritos das quesões acima
ResponderExcluirpô, e o gabarito?
ResponderExcluirGostei muito da atividade. Gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirmarialuciete@yahoo.com.br
Olá, gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirbia_frizzo@hotmail.com
Obrigada.
Também gostaria de que o gabarito estivesse postado no blog, uma vez que é útil para estudar para provas e tirar dúvidas.
ResponderExcluirEDIFATIMA,
ResponderExcluirMUITO BOM SE BLOG, PARABÉNS. POR FAVOR DÁ PRA VC MANDAR-ME O GABARITO COM RESPOSTAS POR FAVOR. OBGDA. edi_freitas-souza@hotmail.com
OI, PARABÉNS PELA MÁTÉRIA, AMEI, MAS POR FAVOR MANDA-ME O GABARITO COM A RESPOSTA. OBRGDA. edi_freitas_souza@hotmail.com
ResponderExcluirOI GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO TAMBÉM, GOSTEI MUITO DA SUA ATIVIDADE. MEU E-MAIL soninha.correia@yahoo.com.br
ResponderExcluirOLÁ TUDO BEM? AMEI A ATIVIDADE GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO .
ResponderExcluir12 DE ABRIL DE 2011.
alvanypompeu2009@hotmail.com
oi manda o gabarito para mim por favor estou estudando para uma prova e preciso para saber como estou me saindo esse é meu e-mail anieli_roks@hotmail.com
ResponderExcluirQUESTOES SEM GABARITO
ResponderExcluirTO CAGADO!
e se nao aceita eh porque n sabe as resposta
ResponderExcluirme manda o gabarito assim que puder, por favor.
ResponderExcluirizamirella_@Hotmail.com
oi gostaria do gabarito patimendes17@yahoo.com.br. muito obrigada.
ResponderExcluirei preciso do gabarito pf!
ResponderExcluirraphael.a.l@hotmail.com
oi amei gostaria de receber gabarito evamvalim@gmail.com
ResponderExcluirAki pq vc não coloca as respostas dos exercicios no blog tb né seria bem melhor DÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito dessa atividade. obrigada. jose_bastos38@hotmail.com
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirtiagotimao100@hotmail.com
OI QUERIA SE POSSIVEL O GABARITO DESTE EXERCICIO, MEU EMAIL - evandrorochareinaldo@hotmail.com
ResponderExcluirVanusa disse....
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, por gentileza me envie o gabarito, obrigada.
vanusa-gui@hotmail.com
Olá, tudo bem? Amei os exercícios, pude usá-los para montar uma apostila para os alunos! Ficou ótima!! Gostaria, se fosse possível, que me enviasse o gabarito por e-mail.
ResponderExcluirangelicaserafimoliveira@hotmail.com
Obrigada!!
Oi, bom dia,. Sou professora de língua portuguesa e gostaria de receber o gabarito desta atividade.
ResponderExcluiryandracohim@hotmail.com
Obrigada!
Ola,adorei o exercício, muito bom para trabalhar em sala de aula, se puder me envie o gabarito obrigada.
ResponderExcluirmarcia.pss@hotmail.com
Adorei os exercícios, poderia me mandar o gabarito. sgoreth@bol.com.br
ResponderExcluirola boa noite...gostaria que me enviasse o gabarito destes exercícios...eles são excelentes. parabens - luiz.chuim@hotmail.com
ResponderExcluirADOREI. MAS POR GENTILEZA, VOCÊ PODE ENVIAR O GABARITO PARA O E-MAIL: familyefvieira@hotmail.com
ResponderExcluirAGUARDO,
OBRIGADA
BOM DE MAIS.
ResponderExcluirQUERO RECEBER O GABARITO.
FAVOR ENVIAR PARA:
gans27@hotmail.com
Obrigado.
Amei a atividade!!! Eu gostaria de receber por e-mail o gabarito.Ficarei contente. O MEU E-MAIL É iraneidealexandre@yahoo.com.br
ResponderExcluirAguardo resposta e ficas com Deus.
Muito bom ! por favor, me envie o gabarito !
ResponderExcluirteteu.kun@hotmail.com
Aguadando.
GOSTEI MUITO DAS QUESTÕES!!! E GOSTARIA DO GABARITO P/ CONFIRMAR MINHAS RESPOSTAS.
ResponderExcluirPOR GENTILEZA PODERIA ENVIAR O GABARITO P/ O EMAIL anrachas@uol.com.br
DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!
Adorei as atividades! Gostaria muito de receber o gabarito.
ResponderExcluirmonickmonteiro@hotmail.com
Eu gostaria de receber o gabarito dessas atividades, por favor!!!
ResponderExcluirEmail: leo.morini.nn@gmail.com
Eu gostaria de receber o gabarito dessas atividades, por favor!!!
ResponderExcluirEmail:mnagilalv@hotmail.com
Estive pesquisando atividades sobre Figuras de Linguagem e me deparei com seu blog. Gostei das atividades e gostaria de receber através de meu e-mail o gabarito. Se for possíviel, claro!.
ResponderExcluirTambém sou professora e trabalho as mesmas disciplinas suas, no mesmo nível de ensino.
Peço favor enviar o gabarito para msspeixoto@hotmail.com
adorei as questoes..me mande por favor o gabarito
ResponderExcluirticy_14@hotmail.com
agradeço.
Por favor, preciso do gabarito. Gostaria de recebê-lo . Se for possível.
ResponderExcluirAgradeço.
cidaaoliveira@bol.com.br
Olá eu gostaria que me enviasse o gabaritos dessas atividades. Obrigada.crispuc@ig.com.br
ResponderExcluirOlá querida, gostaria que enviasse o gabarito por favor! Se puderes enviar ainda hoje agradeço-te bastante.
ResponderExcluirmese_29@hotmail.com
Estive pesquisando atividades sobre Figuras de Linguagem e me deparei com seu blog. Gostei das atividades e gostaria de receber através de meu e-mail o gabarito. Se for possíviel, claro!.
ResponderExcluirTambém sou professora.Peço favor enviar o gabarito para itailiane.sousa@gmail.com
Boa noite,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, e as atividades são ótimas. Se possível gostaria que me enviasse o gabarito; meu e-mail: almequeiroz@yahoo.com.br . Obrigada e até breve.
Olá querida, gostaria que enviasse o gabarito por favor! Se puderes enviar ainda hoje agradeço-te bastante.cristianecarotta@hotmail.com
ResponderExcluirMuito boas as atividades! Se possível, gostaria que me enviasse o gabarito, por favor!
ResponderExcluirMau e-mail é mariana2999@yahoo.com.br
Desde já agradeço.
Mari.
Adorei as atividades e gostaria de receber o gabarito, obrigada, anapaulinhapg81@yahoo.com.br
ResponderExcluirAdorei as atividades e gostaria de receber o gabarito, obrigada, cibelesfaria@yahoo.com.br
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, e as atividades são ótimas. Se possível gostaria que me enviasse o gabarito; meu e-mail: jujuanja@hotmail.com
Desde já grata!
Boa noite!
ResponderExcluirGostei muito da forma como foi apresentada as atividades. Sou professor e gostaria muito do gabarito: pclfaustino2009@hotmail.com
Desde de já, muito obbrigado!
Adorei esta atividade e gostaria de receber o gabarito. Meu email é ana.ribeiro.santos@bol.com.br
ResponderExcluirAdoraria receber por email o gabarito...ótimas atividades, parabéns! Meu email é jaquelinelandy@yahoo.com.br
ResponderExcluirAmei as atividades...por favor, mande o gabarito para mim? Meu email é: jaquelinelandy@hotmail.com. Obrigada!
ResponderExcluirAtividades interessantes..tem como enviar o gabarito. woman4234@hotmail.com..obrigada
ResponderExcluirMUITO BOM. E DAI O GABARITO??? RSRSRS
ResponderExcluirliana651@live.com
Poor favor, vc poderia me mandar o gabarito da atividade por email ?
ResponderExcluire.allinne@gmail.com
Obrigadaaa!!! ^:)
Muito bom, mesmo, vc por favor poderia enviar o gabarito. taniamgperin@bol.com.br
ResponderExcluirMuito obrigada!!
Olá!
ResponderExcluirAdorei as questões! Ficaria muito grata ao receber por e-mail o gabarito dessas atividades.
Meu e-mail é ivaneiblessed@yahoo.com.br
um abraço!
Olá! Eu também adorei sua questões e se possível gostaria de receber o gabarito.
ResponderExcluirMeu e-mail é s.padinni@yahoo.com.ar
Desde já agradeço a atenção.
Oie, gostaria de receber o gabarito das questões por favor! lorrana_andrade14@hotmail.com
ResponderExcluirOlá gostaria de receber o gabarito das questões.
ResponderExcluirUm abç.
luperes2000@yahoo.com.br
Adorei as questões! Ficaria muito grata ao receber por e-mail o gabarito dessas atividades.
ResponderExcluiremail: cianacarneiro@hotmail.com
obrigada!
Gostaria de receber o gabarito por email, gostei muito das questões!
ResponderExcluiremail: annacristina_amor@hotmail.com
você poderia disponibilizar o gabarito? ficarei muito grata.
ResponderExcluirnadiaidan@bol.com.br
ResponderExcluirAmei, mas também quero gabarito.
ResponderExcluirirenepf13@gmail.com.
desde já obrigada.
Por favor me envie o gabarito
ResponderExcluirliliane.terra@globomail.com
Por gentileza envie o gabarito: samara_twian@hotmail.com
ResponderExcluirA guerra é um monstro devorador. (personificação)
ResponderExcluirA paixão é como um fogo. (comparação)
O mar é a mais larga estrada…(metáfora)
Santarém é um livro de pedra. (metáfora)
Hoje o vento levantou-se zangado. (personificação)
A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (personificação)
Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(comparação)
Tem o coração duro como uma rocha. (comparação)
Os frutos desta árvore são doces como o mel. (comparação)
Os teus olhos são duas pérolas. (metáfora)
As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (personificação)
Olá...visitei seu blog e adorei suas atividades...tbem sou professora e estou trabalhando com este conteúdo. Será que você consegue me enviar o gabarito de suas atividades? Desde já agradeço.
Excluiratt
Chris
Olá... visitei seu blog e adorei suas atividades. Também sou professora e estou trabalhando com este conteúdo. Será que vc consegue me enviar o gabarito das atividades? Desde já agradeço...chrispavarin@hotmail.com
ExcluirA primeira é metáfora e não personificação...
ExcluirA guera É um monstro(...)
gstaria por favor com muita urgencia deste gabarito!viviane_silva.castro18@hotmail.com
ResponderExcluirGOSTARIA DE RECEBER O GABARITO. MEU EMAIL É elisandrabjm@hotmail.com
ResponderExcluirGostei muito dessas atividades e gostaria de receber o gabarito. Desde já, obrigada. e-mail: carlavaldomira@gmail.com
ResponderExcluirOlá, gostaria muito de receber o gabarito dessas atividades se for possível. Obrigada
ResponderExcluirsamantagp@hotmail.com
vanice Batista
ResponderExcluirOlá, gostaria muito de receber o gabarito dessas atividades se for possível.Obrigada vanicedejesus@yahoo.com
Adorei as atividades pode mandar o gabarito. Obrigada. mo.snr@bol.com.br
Excluirolá...adorei as questões...gostaria de receber o gabarito
ResponderExcluirgdichsen@gmail.com
Adorei as explicações e os exercicios..mas gostaria muito de saber o gabarito.
ResponderExcluiralininha552@hotmail.com
gente preciso do gabarito dessas perguntas
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito dessas atividades. Meu email é ingridfrizzi@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
olá gostaria de receber o gabarito. email geysa_braga@hotmail.com
ResponderExcluirOi adorei as questoes, voce podia enviar o gabarito da atividade fanatismo para mim ( Email: Carolinne-itb@hotmail.com
ResponderExcluirAmei suas atividades. Pode enviar o gabarito por email, por favor?cesariomoraes@uol.com.br
ResponderExcluirVc pode me enviar o gabarito? markospinheirofanuel@hotmail.com
ResponderExcluirAmei as atividades gostaria do gabarito, lulourencobt@hotmail.com
ResponderExcluirAmei suas atividades. Por favor, me mande o gabarito.
ResponderExcluirMuito interessante o seu blog. Você poderia enviar o gabarito? cpbalmada@yahoo.com.br
ResponderExcluirObrigada