O TROVADORISMO EM PORTUGAL
O Trovadorismo é um movimento de caráter exclusivamente poético e marca o surgimento da Literatura portuguesa. Historicamente é marcado pelo predomínio da Igreja e da nobreza feudal; resultando numa visão cristã teocêntrica e subjetiva, com características como emoção, espiritualismo, pessimismo, pecado e escuridão.
As composições líricas desse período são chamadas de cantigas e se dividem em dois tipos:
• Cantigas líricas (de amor e amigo);
• Cantigas satíricas (de escárnio e maldizer).
CANTIGAS DE AMOR
A submissão do vassalo ao seu senhor é transferida para o mundo das relações amorosas, por isso o mandamento número um do trovador é fidelidade e submissão absoluta à sua musa.
Essas cantigas apresentam eu lírico masculino; o trovador lamenta a coyta d’amor, ou seja, o sofrimento pela impossibilidade de realização amorosa, já que a dama pertence a uma classe social superior à dele.
O trovador reitera a promessa de servir, honrar e respeitar a dama, poupando-a até da revelação de sua identidade.
O poeta idealiza a amada como um ser quase divino, mas ela ignora seu amor ou tem conhecimento dele e o despreza. Esse amor impossível e inevitável faz com que o eu lírico sofra por tornar-se prisioneiro desse sentimento.
Quanto aos aspectos formais, podemos dizer que as cantigas de amor apresentam uma linguagem mais erudita e sofisticada do que as de amigo. Sua estrutura é menos repetitiva, podendo ou não apresentar refrão.
“ Eu gran coita, senhor
que peior que a morte
vivo, per boa fé,
e pólo voss’amor
esta coita sofr’eu
por vos, senhor, que eu
Vi pólo meu gran mal,
e melhor mi será
de morrer por vós já
e, pois meu Deus nou val,
esta coita sofr”eu
por vós, senhor, que eu
Pólo meu gran mal vi
e mais mi val morrer
ca tal coita sofrer,
pois por meu mal assi
esta coita sofr’eu
por vós, senhor, que eu
Vi por gran mal de mi,
Pois tan coitad’and’eu.”
(D.DINIS)
CANTIGAS DE AMIGO
As cantigas de amigo apresentam eu lírico feminino, o trovador assume o ponto de vista da mulher. O “amigo” referido é, na verdade, namorado ou amante. Várias dessas cantigas se prestavam a festas, comemorações e rituais ligados à chegada da primavera.
A vida cotidiana, a saudade do amigo que partiu para às guerras, o ciúme, a indignação, a vaidade de ser bela, festas, bailes; enfim, o colorido do mundo medieval português podem ser sentido nessas cantigas.
Na maior parte das vezes, a mulher não se dirige diretamente ao homem amado; adota como confidente uma amiga, a irmã, a mãe ou um elemento da natureza.
Quanto aos aspectos formais, as cantigas de amigo apresentam linguagem mais simples que as cantigas de amor (devido a sua origem popular). Muitas apresentam refrão e estrutura paralelística.
“Mandad’ei comigo,
ca ven meu amigo:
e irei, madr’, a Vigo.
comi’gei mandado,
ca ven meu amado:
e irei, madr’, a Vigo.
ca ven meu amigo
e ven san’e vivo:
e irei, madr’, a Vigo.
ca ven meu amado
e ven viv’e sano:
e irei madr’, a Vigo.
ca ven san’e vivo
e d’el rei, amigo:
e irei, madr’, a Vigo.
ca ven viv’e e sano
e d’el rei privado:
e irei, madr’, a Vigo.”
( MARTIN CODAX)
CANTIGAS SÁTIRICAS
Esse gênero da cantiga revela o mundo boêmio e marginal dos jograis, fidalgos, bailarinas; enfim, dos artistas da corte, aos quais se misturavam religiosos e até mesmo reis.
A distribuição entre as cantigas de escárnio e maldizer é muito sutil:
• Escárnio: crítica indireta, de forma velada e sutil, a identidade do alvo permanecia um pouco na sombra (mascarada).
• Maldizer: ataque nominal e direto, crítica rude, mencionando o nome da pessoa a ser criticada; usando linguagem desbocada, chula e obscenidades.
“Rui queimado morreu con amor
eu seus cantares, par Santa Maria,
por na dona que gran ben queria,
e por se meter por mais trabador,
porque lh’ela non quis [o] ben fazer
fez-s’el en seus cantares morrer,
mas ressurgiu depois ao tercer dia!
Esto fez el por ua sa señor
que quer gran ben, e mais nos em diria:
porque cuida que faz i mestria,
e nos cantares que fez sabor
de morrer i e desi d’ar viver;
esto faz el que se’o pode fazer,
mas outr’ omem per ren non [n] o faria.
E non há já de sa morte pavor,
senon as morte mais la temeria,
mas sabe ben, per sa sabedoria,
que viverá, dês quando morto for,
e faz [s’] en seu cantar morte prender,
desi ar viver: vede que poder
que ehi Deus deu, mais que non cuidaria.
E, se mi deus a min poder,
qual oi’el há, pois morrer, de viver,
jamais morte nunca temeria.”
(PÊRO GARCIA BURGALÊS)
IDADE MÉDIA – 2º MOMENTO
HUMANISMO
(O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO)
No segundo momento da Idade Média surgiu o Humanismo, quando o homem buscava outras maneiras de interação com o mundo, levado agora por uma racionalidade, que esbarrava ainda no teocêntrismo milenar imposto pela Igreja.
Novas formas de pensar e agir vão construindo um novo código de ética e, no século seguinte aflora o Classicismo Renacentista, caracterizado sobretudo pelo resgate da herança greco-latina, pelo antropocêntrismo, e pelo florescimento de uma nova cultura.
O Humanismo é o período intermediário entre o mundo clássico e inaugura um período que a história chama de Renascimento.
Quatro foram os tipos de produção que marcaram o século XV e o início do século XVI:
- A historiografia de Fernão Lopes ( escreveu a história de Portugal com base em documentos, desprezando testemunhos frágeis ou duvidosos, mantendo a chama artística acesa, sem deixar que seu ponto de vista prevalecesse sobre os fatos verídicos).
- A prosa didática (ou doutrinária), a poesia palaciana (poemas compostos em “medida velha” – redondilhas de cinco e sete sílabas poéticas- para o prazer da leitura e declamação, sem acompanhamento musical), e ainda o teatro de Gil Vicente.
Gil Vicente e o Teatro Português
Gil Vicente inaugurou o teatro português, encenando peças na corte para os nobres. Viveu no contexto histórico marcado pelas grandes descobertas e ao mesmo tempo pelo ambiente palaciano, medieval, religioso e conservador. Humanista, reflete o estado oscilante de um mundo velho e de sua decomposição.
O ser humano é seu objeto de preocupação. O homem de seu tempo, de qualquer categoria social, é motivo de reflexão porque vive num contexto em que os costumes se degradam. A crítica ao homem tem como função abrir sua consciência e reaproxima-lo de Deus.
Nas peças religiosas o autor coloca sempre um relevo a oposição de dois mundos: material e sobrenatural, profano e divino, trevas e luzes.
Obras principais: Farsa de Inês Pereira, Auto da Barca do Inferno e Auto da Alma.
01. No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
a)Verdadeiro
b)Falso
02. A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.
a)Verdadeiro
b)Falso
03. Assinale a afirmação falsa:
a)O judeu Maimônides e o islamista Averróis são expressões do que as culturas dominadas produziram de mais significativo na Península Ibérica
b)A cultura portuguesa, no século XII, conciliava três matrizes contraditórias: a católica, a islâmica e a hebraica
c)Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu início assentada na diversidade e na contradição, do que resultaram alguns de seus traços positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e negativos (tendência ao ceticismo quanto a idéias, desconfiança etc.
d)A cultura católica, técnica e literariamente superior às culturas islâmica e hebraica, impôs-se naturalmente desde os primórdios da formação de Portugal
e)A expulsão dos mouros e judeus e a Inquisição foram os aspectos mais dramáticos da destruição sistemática que a cultura triunfante impôs às culturas opostas
04. O primeiro trovador provençal foi Guilherme IX, da Aquitânia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e aufre Rudel representam a poesia mais simples, facilmente inteligível; Marcabru, Raimbaut d´Aurenga e especialmente Arnault Daniel representam a poesia mais elaborada, com imagens e associações inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound.
a)Verdadeiro
b)Falso
05. A Provença, região sul da França, chamada Langue d´Oc ou Languedo, foi o berço das primeiras manifestações de uma lírica sentimental, cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua inspiração poética e musical
a)Verdadeiro
b)Falso
06. A língua portuguesa não é falada:
a)em Macau e em dialetos crioulos de Goa, Damão, Sri Lanka (ex-Ceilao), Java e Málaca
b)no arquipélago de Cabo Verde, nas ilhas de São Tomé e Porto Príncipe, na Guiné-Bissau em Angola e em Moçambique
c)no Timor Leste, parte oriental da ilha de Timor, próxima da Oceania, mas que os mapas geopolíticos atuais incorporam ao Sudeste Asiático
d)no arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira
e)em Gibraltar e nas Ilhas Canárias
07. Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
a)Verdadeiro
b)Falso
08. A poesia lírica dos provençais teve seguidores na França, na Itália, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regiões , onde também os temas folclóricos foram beneficiados com a forma mais culta e elaborada que os trovadores disseminaram.
a)Verdadeiro
b)Falso
09. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a)Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
b)As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c)A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d)Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e)O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.
10. Foi o que ocorreu em Portugal e Galiza: a poesia primitiva, oral, autóctone, associada à musica e à coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de amigo, passaram a se beneficiar do contato com uma arte mais rigorosa e mais consciente de seus meios de realização artística
a)Verdadeiro
b)Falso
11. Assinale a alternativa correta sobre o texto abaixo:
Levad´, amigo, que dormides as manhãas frias;
Todalas aves do mundo d`amor dizian:
Leda m`and`eu!
Levad`, amigo, que dormide`-las frias manhãas;
Todalas aves do mundo d`amor cantavan:
Leda m` and`eu!
Todalas aves do mundo d`amor dizian:
Do meu amor e do voss` em ment`avian:
Leda m`and`eu!
a) Trata-se de uma cantiga de amor paralelística com refrão e eu lírico feminino.
b) Trata-se de uma cantiga de escárnio, em que uma mulher critica seu namorado por ele haver cortado os ramos em que as aves pousavam para cantar o amor de ambos.
c) É uma típica cantiga de amigo. O eu lírico é feminino, a natureza aparece entrelaçada à questão amorosa e as estrofes apresentam estrutura paralelística e refrão.
d) Não há sinais de influências folclóricas na cantiga em questão; nota-se que, nela, a experiência amorosa é adequada aos modos palacianos aristocráticos.
e) Trata-se de uma cantiga de maldizer, embora o nome da pessoa criticada não seja abertamente mencionado.
12. Assinale a alternativa que identifique corretamente o tipo de composição poética exemplificada no trecho.
Ai, dona fea, foste-vos queixar
Que vos nunca louv`em[o] meu trobar;
Mais ora quero fazer um cantar
Em que vos loarei toda via;
E vedes como vos quero loar:
Dona fea, velha e sandia!
(D. Joam Garcia de Guilhade)
a) cantiga de amor
b) cantiga de amigo
c) cantiga de amigo, sem refrão
d) cantiga de escárnio
e) cantiga de maldizer
Ay Deus, e quen mi tolherá
Gran coyta do meu coraçon
No mundo, poys mha senhor non
Quer que eu perca coyta já!
E direy-vos como non quer:
Leixa-me sem seu bem viver
Coytad`, e, se mi non valer
Ela, que[n] mi pode valer?
Bernal de Bonaval
a) cantiga de amor
b) cantiga de amigo
c) cantiga de amigo, sem refrão
d) cantiga de escárnio
e) cantiga de maldizer
14. Suas obras constituem o mais rico acervo de poesia dramática do fim da Idade Média européia. Sua habilidade satírica e sua crítica moral recriam o cotidiano da sociedade portuguesa de seu tempo, com alta qualidade artística, deixando entrever a penetração das idéias do Humanismo. Trata-se de:
a) Sá de Miranda
b) Garcia de Resende
c) Luís de Camões
d) Gil Vicente
e) Antônio Ferreira
15. Por que se pode afirmar que Gil Vicente tem um pé em sua época e outro no passado?
16. Qual a importância e a novidade do movimento cultural conhecido como Humanismo?
17. Leia os textos abaixo e responda o que se pede:
Senhor, cuytad`é o meu coraçon
Por vós e moyro, se Deus mi perdon,
Porque sabede que, dês que enton
Vos vi, dês y
Nunca coyta perdi.
Tanto me coyta e trax mal Amor
Que me mata, seed`em sabedor,
E tod`aquesto é, dês que, senhor,
Vos vi, dês y
Nunca coyta perdi.
(D. Dinis)
Que coisa tamanha ei a sofrer
Por amar amigu` e non o veer!
E pousarei sol o avelãal.
Que coita tamanha ei endurar,
Por amar amigu`e non lhi falar!
E pousarei sol o avelãal.
(Nuno Fernandes Torneol)
Assinale a alternativa correta.
a) Ambos os textos são cantigas de amigo paralelísticas, com refrão.
b) Os dois fragmentos poéticos falam da coita, ou sofrimento amoroso, motivo pelo qual devem ser classificados como cantigas de amor.
c) O texto 5 é fragmento de uma cantiga de amigo, pois é uma composição popular, como demonstra a presença do refrão; o texto 6 faz parte de uma cantiga de amor, pois, apesar da presença do refrão e do eu lírico feminino, fala da coita, que é o tema central desse tipo de composição.
d) O texto 5 é fragmento de uma cantiga de amor, em que o eu lírico idealiza a mulher amada, segundo convenções do amor cortês; embora se trate de poesia aristocrática, a presença, a presença de refrão indica a contaminação de formas populares. O texto 6 pertence a uma cantiga de amigo, construída na sua forma mais típica (presença da natureza, paralelismo e refrão); o eu lírico feminino fala de seu sofrimento, por não poder ver seu namorado nem falar com ele.
e) O texto 5 é fragmento de uma cantiga de amor atípica, pois o eu lírico louva a mulher amada desrespeitando as convenções do amor cortês, em favor de uma concepção menos platônica e mais erótica. O texto ¨pertence a uma cantiga de amigo, construída da forma mais típica (paralelismo e refrão), embora a natureza esteja ausente; o eu lírico feminino fala de seu sofrimento, por não poder ver nem falar com seu namorado.
18. “Ai, flores, ai flores do verde ramo
se sabedes novas do meu amado?
Ai, Deus, e u é?”
Vocabulário:
sabedes: sabeis
u: onde
Escreva as palavras que completam os espaços;
“Os versos acima pertencem a uma cantiga de (a) _________ características de ____________português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.”
19. Amor, desamor e ciúme; freqüentemente inspiração na vida popular, bem como a exploração de eu feminino indicam cantigas de _______________.
20. “Um amor assim delicado
Você pega e despreza (...)
Nem sente que me envenenou
Senhora, e agora
Me diga onde eu vou
Senhora
Serpente
Princesa”
eu quero o gabarito !
ResponderExcluirme manda pelo email
salandinidw@hotmail.com
manda no meu email é esse: lely_1917@hotmail.com
Excluirme manda o gabarito
ResponderExcluirno meu email
salandinidw@hotmail.com
podia ter marca "x" e depois visualizar e ver quantas a pessoa acertou.
ResponderExcluirfaltou isto e ser de outra cor
Por que não tem o gabarito?
ResponderExcluirseria interessante que houvesse um gabarito...
ResponderExcluirEssa foi Basicamente a minha prova de Português :D
ResponderExcluirManda as respostas no meu email por favor .
ResponderExcluirguilherme_urt@hotmail.com
Mt obg .
Adorei! me manda o gabarito, por favor!
ResponderExcluiremail: norma.n.machado@hotmail.com
me manda o gabarito por favor.... meu msn é dennilima2010@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei o seu trabalho!
ResponderExcluirParabéns.
e-mail: solrocha_nh@hotmail.com
manda o gabarito pro meu imail , paulohenrique_carvalho@hotmail.com
ResponderExcluirmt og
kd o gabarito ?
ResponderExcluirJesus te Ama
manda o gabarito pro meu e mail : clsjferreira@hotmail.com
ResponderExcluirSeria possível o envio do gabarito?
ResponderExcluirfokabr@gmail.com
Adorei , muito bom .´seria possivél o envio do gabarito .vania_s_rosa@hotmail.com
ResponderExcluirBÊ
ResponderExcluirgostaria de receber o gabarito por email por favor, ta muito bom.
obrigada!
brewro@hotmail.com
me manda o gabarito por favor..
ResponderExcluirjessicaandlclebeer@hotmail.com
Por favor gostei muito preciso do gabarito para segunda-feira
ResponderExcluirmeu e-mail: jessicaandclebeer@hotmail.com
qeria o gabarito
ResponderExcluirdani_rodriguesdossantos@hotmail.com
Coloque o gabarito!
ResponderExcluirGostaria de receber o gabarito por email, por favor.
ResponderExcluiranildsstar@yahoo.com.br
Amei!!! Me manda o gabarito por e-mail .(sgoreth@bol.com.br )
ResponderExcluirme manda o gabarito tbn pelo meu e-mail: mari.d.moreira@hotmail.com por favor !
ResponderExcluirPor favor vc pode enviar o gabarito para o meu email socalusol@yahoo.com.br. Parabéns pela atividade.
ResponderExcluirOlá, parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirGostaria de obter o gabarito dessa atividade sobre Tovadorismo é possível? Meu e-mail: negraflor88@yahoo.com.br
Obrigadíssima!!!!!!!!!!!!!!
amei amei so faltou o gabarito
ResponderExcluirPreciso do gabarito,
ResponderExcluirGrata,
Ana Menezes
anambsaj@yahoo.com.br
Envie o gabarito pra mim, por favor.
ResponderExcluirsfbcecconello@hotmail.com
Abraço,
Simone
me envie o gabarito por favor.
ResponderExcluirandrelucas96@live.com
Olá, parabéns!
ResponderExcluirme manda o gabarito tbn pelo meu e-mail:
carollrezende@hotmail.com.
carol.
Parabéns pelo exercício! Muito bom. Vc deve ta enjoado com tantos pedidos, mas, por favor, manda o gabarito pra mim.=) Obrigada!
ResponderExcluirpatricia_mbg@yahoo.com.br
Pq não coloca o gabarito ai???????
ResponderExcluirPor favor me mande o gabarito e das questões de interpretação de texto.... são ótimas...
obrigada!
liliarantes10@hotmail.com
Parabéns pelos exercícios, são muito bons. gostaria que me mandasse o gabarito pelo meu e-mail
ResponderExcluiranamaria.vi@hotmail.com
Gostaria de receber o gabarito dessas questões. Há possibilidade? Preciso o quanto antes.
ResponderExcluire-mail carolcasari@yahoo.com.br
adorei as explicaçoes e tambem as atividades. Se possivem me manda o gabarito destas questoes pelo email - soniamvaz@hotmail.com
ResponderExcluirPosso te fazer um program em php para vc enviar varios e-mail de uma só vez assim resolver seu problema.
ResponderExcluircontato
zidrome@bol.com.br
Por favor, mande-me o gabarito da atividade? Adorei!
ResponderExcluirRosimêre
rmcfrose@yahoo.com.br
ameii me manda o gabarito!!!
ResponderExcluirgraycebonekinh@hotmail.com
gostei muito!
ResponderExcluirquero o gabarito.
rosangela
profrgba@hotmail.com
Me manda gabarito?
ResponderExcluirbabi.mcarvalho@hotmail.com
Obrigada
Por favor, me envia o gabarito.
ResponderExcluircarmenchic@ibest.com.br
Adorei! me manda o gabarito, por favor!
ResponderExcluiremail: p.sssilva@yahoo.com.br
Adorei, mas preciso do gabarito.
ResponderExcluirme manda por e-mail: mari.bruni@hotmail.com
Obrigada!!!
Poderia postar o gabarito! :)
ResponderExcluirPoderia postar o gabarito! :
ResponderExcluirGostaria do gabarito, por favor... toninneri@gmail.com
ResponderExcluirPoderia me mandar o gabarito por email, por favor?
ResponderExcluirpedrohppm@gmail.com
Grato
Poderia me mandar o gabarito por email, por favor?
ResponderExcluirvic_minnie@hotmail.com
Gostaria do gabarito, mande-me, por favor!
ResponderExcluircris.612010@hotmail.com
mcsantossouza07@gmail.com
Gostaria do gabarito, mande-me, por favor!
ResponderExcluirsamsung.548@outlook.com