quarta-feira, 12 de junho de 2013

Interpretação de texto - 6º ano

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO 


Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
andrade, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. In ANDRADE, Carlos Drummond de et al. Deixa que eu conto. São Paulo: Ática, 2003. Literatura em minha casa, v. 2, p.44.

01. Quando Paulo chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas, a mãe

(A) colocou-o de castigo.    
(B) deixou-o sem sobremesa.
(C) levou-o ao médico.    
(D) proibiu-o de jogar futebol.

02. A mãe de Paulo ficou preocupada com o filho porque ele

(A) machucou-se no pátio da escola.  
(B) contava histórias criativas.
(C) desistiu de jogar futebol.  
(D) queixou-se do médico.

03. A preocupação da mãe que a fez levar o filho ao médico deveu-se à

(A) fábula dos dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
(B) história do pedaço de lua, cheio de queijo no pátio da escola.
(C) passagem das borboletas pela chácara de Siá Elpídia formando um tapete voador.
(D) imaginação do menino ao criar suas histórias fantasiosas.

04. O parecer do médico "Este menino é mesmo um caso de poesia", sugere que Paulo

(A) agia dessa forma pelo excesso de castigo.     
(B) brincava com coisas verdadeiras.
(C) era um menino imaginativo e criativo.   
(D) estava precisando do carinho familiar.

05. Dona Coló castigava o filho porque acreditava que ele estivesse

(A) brincando.  
(B) sonhando.  
(C) mentindo.    
(D) teimando.

06. O texto sugere que

(A) mentira e teimosia andam juntos.
(B) mentira e fantasia são sinônimos.
(C) mentira e sonho parecem brincadeiras.  
(D) mentira e imaginação são diferentes.


A LUA NO CINEMA
A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor,
que até hoje a lua insiste:
Amanheça, por favor!
                      LEMINSKI, Paulo

07. De acordo com o poema "A lua no cinema", a estrela

(A) era pequena e solitária.              
(B) parecia grande na janela.
(C) tinha um namorado apaixonado.    
(D) viveu uma bela história de amor.

08. O último verso "– Amanheça, por favor!" sugere que a lua

(A) achou o filme da estrela que tinha namorado engraçado.  
(B) acreditava que a estrela era pequena e sem graça.
(C) desejava esquecer a história da estrela solitária.       
(D) gostava mais do dia do que da noite.

09. O texto "A lua no cinema" é um poema por usar
(A) orações.
(B) períodos.  
(C) parágrafos.  
(D) versos.

10. Da leitura do poema percebe-se que a estrela

(A) era um astro insignificante.  
 (B) era uma artista engraçada.  
 (C) tinha inveja da lua.   
 (D) tinha uma história feliz.

11. O poema trata

(A) da solidão.  
(B) da tristeza.  
(C) da amizade.  
(D) do ciúme.


PROCURA-SE! 

Os beija-flores ou colibris estão entre as menores aves do mundo e são as únicas capazes de ficar voando no mesmo lugar, como um helicóptero, ou de voar para trás. Para isso, porém, as suas pequenas asas precisam movimentar-se muito depressa, o que gasta muita energia. Assim, eles precisam se alimentar bastante, e algumas espécies podem comer em um único dia até oito vezes o seu próprio peso. Uau!
O balança-rabo-canela é um beija-flor pequeno que pesa apenas nove gramas e só existe no Brasil. Ele tem as costas esverdeadas e a parte de baixo do corpo na cor canela, com um tom mais escuro na garganta. As penas da cauda, por sua vez, são de cor bronze e têm as pontas brancas. A ave possui ainda uma fina listra branca em cima e embaixo dos olhos.
Assim como os outros beija-flores, o balança-rabo-canela geralmente se alimenta de pequenos insetos, aranha e néctar, um líquido doce produzido pelas flores. Para sugá-lo, essas aves têm uma língua com ponta dupla, que forma dois pequenos canudos.
É comum os beija-flores ficarem com os grãos de pólen das flores grudados nas penas e no bico depois de sugarem o néctar. Assim, acabam levando-os de uma flor a outra, à medida que seguem seu caminho. Como as flores precisam do pólen para produzir sementes, os beija-flores, sem querer, ajudam-nas ao fazer esse transporte e acabam beneficiados também: afinal, o néctar das flores é um dos seus alimentos.
Os beija-flores enxergam muito bem, e muitas flores possuem cores fortes, como vermelho ou laranja, para atraírem a sua atenção. Embora muito pequenas, essas aves são muito valentes e sabem defender seus recursos, como as flores que utilizam para se alimentar. Assim, alguns machos podem até expulsar as fêmeas da sua própria espécie caso elas cheguem perto da comida. Na luta pela sobrevivência parece não haver espaço para gentileza: machos e fêmeas geralmente se juntam apenas na época da reprodução.
O balança-rabo-canela coloca seus ovos de setembro a fevereiro e choca-os durante 15 dias. A fêmea é quem constrói o ninho e também cuida dos filhotes por quase um mês após o nascimento para que eles consigam sobreviver sozinhos.
O pequeno balança-rabo-canela está ameaçado de extinção por conta da destruição do ambiente onde vive, ou seja, do seu habitat. As matas que servem de lar para essa ave estão sendo destruídas de maneira acelerada para a criação de animais, o cultivo de alimentos, a instalação de indústrias e pelo crescimento das cidades. Portanto, precisamos preservá-las para que esse belo beija-flor não desapareça para sempre.
FONSECA, Lorena

12. O balança-rabo-canela é um beija-flor que

(A) pesa apenas nove gramas.  
(B) põe ovos o ano inteiro.   
(C) possui uma lista branca nas asas.
(D) tem as costas cor de bronze.

13. Em "Assim, acabam levando-os de uma flor a outra, à medida que seguem seu caminho", o termo destacado refere-se a
(A) brotos em geral.
(B) colibris pequenos.
(C) grãos de pólen.   
(D) insetos comestíveis.

14. O balança-rabo-canela, depois de sugar o néctar,

(A) alimenta-se de insetos variados.   
(B) auxilia as fêmeas na criação dos filhotes.
(C) contribui para a reprodução das flores.   
(D) cuida dos filhotes por quase um mês.

15. Os beija-flores estão ameaçado de extinção porque

(A) comem até oito vezes o seu próprio peso.  
(B) o ambiente em que eles vivem está sendo destruído.
(C) gastam muita energia para voar.  
(D) têm de lutar constantemente por seus recursos.

16. O texto "Procura-se!"

(A) informa sobre o perigo de extinção dos beija-flores chamados de "balança-rabo-canela".
(B) inventa algumas características sobre os beija-flores chamados de "balança-rabo-canela".
(C) traz um relato de experiência científica com os beija-flores chamados de "balança-rabo-canela".
(D) anuncia que alguém está procurando beija-flores chamados de "balança-rabo-canela" para comprar.

!7. A questão central tratada no texto é

(A) a preservação dos beija-flores. estres.
(B) a reprodução de animais silvestres.
(C) o crescimento das cidades. 
D) o hábito alimentar das aves.

73 comentários:

  1. Obrigada ajudou muito nos exercícios do meu filho.Adorei bjssss.

    ResponderExcluir
  2. ajudou muito o meu filho .obrigada!






    -----------------------------------------------------Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum que bom so a proffessora dlele ele e uma peste

      Excluir
  3. adorei espero que ajude na minha provo de port. amanhã
    desculpe estar de anonimo mas estou estudando não mexendo no me gmail

    ResponderExcluir
  4. aonde está a resposta??
    para conferir (:
    Amei!!! Ta de parabéns

    ResponderExcluir
  5. Ajudaria muito mais se tivesse gabarito pois permitiria o aluno se avaliar e fazer o estudo autonomo

    ResponderExcluir
  6. Espero que me ajude a passar em uma prova

    ResponderExcluir
  7. show. além de pronto ainda querem o gabarito. tem q ralar um poucokkkk

    ResponderExcluir
  8. como vou saber se minhas respostas estão certas ?

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer uma prova para bolsa de estudos do sexto ano, em um colégio muito puxado, tenho certeza que isso vai me ajudar!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. horrível é o jeito que você escreveu

      Excluir
    2. nooooooooooo regaçou. mais me ajudou de mais pena que é tipo assim no inglês eu sou rasuavel mais no português eu distroio.

      Excluir
    3. nooooooo regaçou. mais me ajudou de mais essa atividade pena que é tipo assim no inglês eu sou rasoavel mais no português eu distroio.

      Excluir
  11. Respostas
    1. edvandersson100%feioso

      Excluir
    2. espero me ajuda amanha na prova obrigado ja tenho o jeito da prova

      Excluir
  12. Nossa, eu fiz uma prova que tinha os dois primeiros textos, e a prova era idêntica à esta!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de receber o gabarito

    ResponderExcluir
  14. estou no 6 ano e , nao gostei muitoooo ,mas eu gostei . gostaria de receber o gabarito

    ResponderExcluir
  15. Gostei do muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. mais cada as respostas isso qu eeu quero!!

    ResponderExcluir
  17. legal mesmo me ajudou a estudar port!

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante dos textos mais as perguntas foram facinhas mais mesmo assim gostei muito

    ResponderExcluir
  19. poxa... eu sou professora de português, gostaria muito das respostas.... adiantaria o meu trabalho....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é professora e acha trabalhoso encontrar essas respostas? #VamoMelhorar

      Excluir
  20. valeu ! vai ajudar na prova que eu vou fazer. mas eu queria as respostas

    ResponderExcluir
  21. professor hoje em dia tem preguisa de faser uma prova na mente e vai pra web

    ResponderExcluir
  22. muito bom, ajuda a gente ficar mais esperto na hora de interpretar textos

    ResponderExcluir
  23. uma bosta como vou saber se minhas resposta estão certas uma bosta concerteza q os anonimos q falarao bem devem ser do site ou o dono uma bosta isso n vai ajuda em nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está enganado amigo, eles fizeram isso para representar m prova, usando seu raciocínio intelectual, no meu colégio, á interpretação de texto é MUITO MAIS difícil do que essas, é fora do normal, nem minha mãe dá conta de fazer, acho que vc deveria praticar em vez de colar do gabarito.

      Excluir
    2. Você está enganado amigo, o que eles fizeram foi representar algo idêntico á uma prova, pois eles querem que você use seu raciocínio para crescer intelectualmente, no meu colégio estou no 6 ano, e a interpretação de texto é MUITO MAIS DIFÍCIL do que essa, é fora do normal, nem minha mãe ou meu padastro dá conta de resolver, então é melhor você praticar do que colar do gabarito. Isso foi apenas uma dica viu.

      Excluir
    3. Você está enganado amigo, o que eles fizeram foi representar algo idêntico á uma prova, pois eles querem que você use seu raciocínio para crescer intelectualmente, no meu colégio estou no 6 ano, e a interpretação de texto é MUITO MAIS DIFÍCIL do que essa, é fora do normal, nem minha mãe ou meu padastro dá conta de resolver, então é melhor você praticar do que colar do gabarito. Isso foi apenas uma dica viu.

      Excluir
  24. Gostei, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  25. Gostei, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  26. qual é a respostas do texto a incapacidade de ser verdadeiro

    ResponderExcluir
  27. eu mesma sou estudante tenho uma prova amnha estou no 6 ano e deupra perceber que os textos nao sou nem tao faceis nem tao dificies eu queria apenas as respostas mas nao tem problema minha mae corrigiu obrigadah adorei

    ResponderExcluir
  28. FANTÁSTICO, ADOREI!!!

    ResponderExcluir
  29. mas cade o gabarito q site lixo

    ResponderExcluir
  30. adorei tudo que esta nos textos me ajudaram muito na prova,valendo 9,00 tirei 8,03 eu sei que eu não fechei,mais estou bem longe da media que é 5,2

    ResponderExcluir
  31. Me ajudará muito na prova de português hoje !!

    ResponderExcluir
  32. coisa do cãopiroto
    pipi

    ResponderExcluir