quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Semana de Arte Moderna

1. Onde e quando aconteceu a Semana de Arte Moderna?
_________________________________________________________________________________________________________

2. O que marca a Semana de Arte Moderna na literatura brasileira?
_________________________________________________________________________________________________________

3. Cite dois artistas participantes da Semana na:
a) Música: b) Literatura: c) Pintura:
_________________________________________________________________________________________________________

4. Cite dois livros publicados antes da realização da SAM, que de uma forma ou de outra, motivaram a realização da mesma.
_________________________________________________________________________________________________________

5. Além de declamação de poesia, o que mais foi apresentado nesses três dias?
_________________________________________________________________________________________________________

6. Cite os dois objetivos principais da Semana de Arte Moderna.
_________________________________________________________________________________________________________

7. Qual o nome do poema de Manuel Bandeira lido na SAM por Ronald de Carvalho?
_________________________________________________________________________________________________________


8. Em dezembro de 1917, Anita Malfatti realizou em São Paulo uma exposição de arte com cinqüenta e dois trabalhos que apresentavam forte tendência expressionista, dentre os quais “A estudante russa”.



Sobre a obra, é correto afirmar:

a) O tratamento realista que recebeu tornou-a alvo de críticas mordazes dos modernistas durante a exposição de 1917.
b) Revela o principal objetivo dos artistas modernistas brasileiros: a elaboração de obras de difícil compreensão para o público.
c) É resultado da busca de padrões acadêmicos europeus para a reprodução da natureza com o máximo de objetividade e beleza.
d) Marca o rompimento com o belo natural na arte brasileira, refletindo a liberdade do artista na interpretação do mundo.
_________________________________________________________________________________________________________

9. Na década de 20, anos pioneiros do modernismo, artistas como Brecheret, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral expressaram em suas obras a visão de mundo daquele período. Observe as reproduções a seguir dos artistas citados e assinale a alternativa que corresponde aos conteúdos expressos pelos artistas.



a) Potência e força; malícia e sensualidade; brasilidade e imaginário popular.
b) Brasilidade e imaginário popular; religiosidade e espiritualidade; malícia e sensualidade.
c) Malícia e sensualidade; suavidade e lirismo; dramaticidade e ansiedade.
d) Brejeirice e volúpia; devoção e espiritualidade; potência e força.

_________________________________________________________________________________________________________

10. Assinale a alternativa que indica o nome do(a) artista que ilustrou a capa, reproduzida abaixo, para o Catálogo da Semana de Arte Moderna de 1922.
a) Emiliano Di Cavalcanti b) Mario de Andrade c) Victor Brecheret d) Anita Malfatti


11. Sobre a importância da SAM, analise os itens a seguir:
I. Representou a confluência de várias tendências de renovação;
II. Conseguiu chamar a atenção dos meios artísticos de todo o país e aproximar artistas com idéias modernistas que se encontravam dispersos.
III. Permitiu a troca de idéias e de técnicas, o que ampliaria os diversos ramos artísticos e os atualizaria em relação ao que se fazia na Europa. Estão corretas: a) I e II b) II e III c) I, II e III d) I e III
_________________________________________________________________________________________________________

12. Observe a obra “A Negra” de Tarsila do Amaral e responda às questões A e B.
A - Em “A Negra”, Tarsila estabelece um diálogo entre uma poética construtiva européia e uma das vertentes do modernismo brasileiro. São elas, respectivamente:
a) Cubismo e Movimento Pau-Brasil. b) Futurismo e Movimento Pau-Brasil.
c) Surrealismo e Movimento Antropofágico. d) Impressionismo e Movimento Antropofágico.

B - A partir da observação da figura, é correto afirmar que a obra apresenta:
a) Preocupação em retratar fielmente a realidade humana e social do país através de um tratamento formal naturalista.
b) Um afastamento da realidade física e humana do Brasil, a partir da adesão aos postulados e procedimentos das vanguardas históricas européias.
c) Características conservadoras contrárias às conquistas estéticas do Movimento Modernista.
d) Uma relação entre imaginário popular e procedimentos plásticos extraídos das vanguardas européias.


13. Sobre os manifestos ocorridos no Brasil após a SAM, enumere-os de acordo:
1. Pau-Brasil 2. Verde-Amarelismo 3. Manifesto Regionalista 4. Antropofagia
1. ( ) Início quando Oswald de Andrade lança o “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”.
2. ( ) Alguns participantes: Tarsila, Oswald, Mário de Andrade, Raul Bopp
3. ( ) Parte-se para a idolatria do tupi e elege-se a anta como símbolo nacional.
4. ( ) Objetivo desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste dentro dos novos valores do Modernismo.
5. ( ) Apresenta uma proposta de literatura vinculada à realidade brasileira, a partir de uma redescoberta do Brasil.
6. ( ) Criticava o nacionalismo “afrancesado” de Oswald de Andrade e apresentava um nacionalismo ufanista.
7. ( ) Aprofunda e amplia as propostas presentes em Pau-Brasil.
8. ( ) Participantes: Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e Paulo Prado.
9. ( ) Inspirado no “Abaporu”.
10. ( ) “— A língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição milionária de todos os erros. Como falamos. como somos.”
11. ( ) Proposta: trabalhar em prol dos interesses da região: social, econômico e cultural.
12. ( ) Propunham a devoração da cultura estrangeira, porém sem perder nossa identidade cultural.
_________________________________________________________________________________________________________


14. A polêmica Semana de 22, os escândalos no Teatro Municipal de São Paulo e as críticas ferozes levaram artistas e
intelectuais modernistas a criarem veículos representativos e de disseminação do ideário estético do Movimento
Modernista Brasileiro. Assinale a capa da publicação que registra o momento inicial de articulação daquele ideário.

_________________________________________________________________________________________________________


15. “Carnaval em Madureira” é parte integrante da fase Pau-Brasil de Tarsila do Amaral. Com base na obra e nos conhecimentos sobre o “Manifesto Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade, é correto:
a) A obra de Tarsila do Amaral reflete profunda tristeza acerca da dura vida na favela, sendo esta mesma tristeza professada no “Manifesto Pau-Brasil”.
b) A Torre Eiffel no meio da favela reforça uma das idéias contidas no “Manifesto Pau-Brasil”: a arte européia sempre foi superior à arte brasileira.
c) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade propõem uma arte ligada às raízes culturais brasileiras, não perdendo de vista a expressão artística moderna.
d) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade criticam os costumes da população brasileira, vistos como fatores de atraso cultural.

16. Este quadro do repertório da arte brasileira deste século, adquirido por um colecionador argentino, recentemente esteve exposto em São Paulo, conforme foi amplamente noticiado pelos jornais. Assinale a alternativa correta.
a) Chama-se “Ababaçu” e é um dos melhores exemplos da técnica da aquarela da artista Anita Malfatti.
b) Foi pintado em 1929, chama-se “O Abaporu” e é de autoria da pintora Tarsila do Amaral, caracterizando-se como obra pertencente ao chamado movimento antropofágico.
c) É uma obra significativa apresentada na SAM de 22.
d) É uma obra polêmica, que provocou muitas discussões entre artistas e intelectuais.

17 Sobre a SAM, assinale V ou F:
1. ( ) O movimento modernista marcou a aproximação dos artistas brasileiros com a estética européia tradicional.
2. ( ) Ao apresentar os princípios da chamada arte moderna, a Semana de Arte Moderna marcaria uma importante ruptura cultural, que influenciaria a literatura brasileira moderna e a contemporânea.
3. ( ) Foi produzida por jovens artistas preocupados sobretudo em propagar os ideais do Futurismo.
4. ( ) Entre as propostas modernistas destacou-se, sobretudo na literatura, o engajamento com a história, em uma tentativa de se redescobrir a identidade do povo brasileiro.
5. ( ) Os modernistas, por levarem às últimas conseqüências a liberdade formal na escrita literária, desprezaram em suas obras o conteúdo.
6. ( ) O espírito acadêmico vigente na arte brasileira não contestou as propostas apresentadas na Semana de Arte Moderna.
7. ( ) O poema Os Sapos (de Manuel Bandeira), declamado durante a Semana de Arte Moderna, criticava os poetas parnasianos e a sua forma de fazer poesia.
8. ( ) Um dos objetivos dos promotores desse evento era escandalizar a sociedade, considerada retrógrada, reunindo um conjunto de obras e artistas inovadores.
9. ( ) A SAM queria lançar as bases de uma produção artística em moldes acadêmicos, pois no Brasil se valorizava tradicionalmente a produção cultural popular.
10. ( ) A SAM foi realizada no Teatro Municipal de São Paulo, apresentando novas idéias artísticas na poesia, na música e nas artes plásticas, com telas, esculturas e maquetes de arquitetura.
11. ( ) A SAM queria favorecer o contato com obras criadas na Europa, uma vez que no Brasil pouco se conhecia de arte, produzindo uma doutrina nos moldes europeus.
12. ( ) A SAM quis trazer ao País uma amostra das vanguardas européias, mediante a apresentação de obras de artistas estrangeiros.
13. ( ) Na principal noite da Semana, enquanto Menotti Del Picchia expunha as linhas e objetivos do movimento e Mário de Andrade recitava "Paulicéia Desvairada", eles foram aplaudidos de pé.
14. ( ) A Semana foi uma tomada de posição de jovens intelectuais paulistas a favor das práticas dominantes no país.
15. ( ) O programa do modernismo foi marcado pela rejeição das concepções estéticas e práticas artísticas românticas, parnasianas e realistas.
_________________________________________________________________________________________________________

18. Sobre a SAM podemos dizer que:
a) O romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
b) A escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
c) O movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
d) A preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

244 comentários:

  1. Engraçado, já vi este trabalho...

    ResponderExcluir
  2. Eu recebi esse trabalho por email, de um grupo de troca de atividades que participo.
    As atividades do blog não são feitas por mim, eu uso o espaço apenas para divulga-las e facilitar o meu trabalho.

    Quem quiser as respostas deixe um email que eu entro em contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor será que é possível enviar as respostas dessas atividades para o email maraazevedo2000@hotmail.com?obrigada

      Excluir
    2. TEns as respostas??
      Por favor me mande

      Excluir
    3. por favor tinha como você manda as resposta.jaquelinetuxa1@hotmail.com

      Excluir
    4. Eu quero as respostas..
      jaqueline.wwe@hotmail.com

      Excluir
  3. ESTAVA PESQUISANDO E ENCONTREI SEU BLOG E GOSTEI MUITO, MAS GOSTARIA de receber as respostas.
    vip_kr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito massa essas perguntas!
    podia ter respostas!

    ResponderExcluir
  5. POR GENTILEZA SOU PROFESSORA E GOSTEI MUITO DAS PERGUNDAS POR GENTILEZA PODERIA PASSAS ÁS RESPOSTAS.
    SOLANGE.ROSASTEFANELO@YAHOO.COM.BR
    ATENCIOSAMENTE SOLANGE.

    ResponderExcluir
  6. Alô!
    Gostaria, se fosse possível,que me enviasse o gabarito.
    Meu e-mail é:
    lupierri@yahoo.com.br

    Obrigada,
    Profª Lourdes

    ResponderExcluir
  7. Olá Bom Dia, eu gostaria de receber as respostas sim achei bem interessante. E sou professora gostaria de aplicar com meus alunos. Meu nome é Leila Just Cardoso, meu e-mail é leilajust@hotmail.com Obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que enviasse-me o gabarito dessas questões. O meu email é rosangelahippolito@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Oláamiga, meu nome é Lena Ktunda.Preciso saber se vc pode me enviar as respostas desse trabalho? Muito bom esse trabalho. Acredito que a melhor coisa do mndo é podermos partilhar as coisas boas, inclusive a troca de atividades, pois, nos professores precisamos muito disso, não é mesmo? há dias ou mesmo meses e até mesmo bimestres, que não estamos a fim de pensar muito e quando achamos pronto, hum que maravilha.(rsrsrsr. Aguardo respostas
    Atenciosamente,
    um abraço.
    meu mail é: lenackor@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. eu queria saber as respostas

    ResponderExcluir
  11. Por favor, gostaria de receber as respostas.
    Grata.
    andreiaantunes25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. eu queria as respostas também.

    ResponderExcluir
  13. me mande as respostas por favor.email mariaslourenco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Algumas das respostas podem estar no site: http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html , que contem textos sobre a SMA
    Eliane

    ResponderExcluir
  15. Ótimo exercício.Parabéns!
    Gostaria de ter suas respostas. andreabmatias@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. ótimas as atividades. e as respostas?
    E-MAIL - m_rivonilde@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. por favor ,
    tem como me mandar agora ?
    rss,tenho que feixar essas atividades hoje.
    ericlestop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. olá estou fazendo um trabalho escolar e gostaria se posivel, vc pudesse me mandar as respostas das questoes! muito obrigado

    envie para o seguinte e-mail>

    tai_karolina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Por favor, estou enviando meu email para você mandar as respostas das questoes referentes a literatura.De ja agradeço.
    lurocha_31@hot.....

    ResponderExcluir
  20. Muito bom esse trabalho.Mas e o gabarito?

    ResponderExcluir
  21. Queria as respostas dessas atvidades:
    meu e-mail é marli.porto@bol.com.br. Se puder mandar as respostas pelo meu e-mail, agradeço antecipadamente.
    Um abraço. Marlí.

    ResponderExcluir
  22. otimo exercicio, segue meu email pra vc me enviar as respostas. cinthyrya@yahoo.com.br.
    aguardo as respostas para poder aplicar a tarefa. bjus

    ResponderExcluir
  23. adorei!quero resposta
    salome20v@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. meu e-mail é pam_bittencourt_2007@hotmail.com e eu preciso das respostas para segunda feira se vc poder me passar fico muito agradeçida

    ResponderExcluir
  25. parabéns pelo blog,nos ajuda muito a ter mais idéis a respeito q bom existe pessoas como vc.

    ResponderExcluir
  26. olá adorei seu blog e essas pegunta me ajudou muito so que esta faltando a resposta por favor se puder me ajudar com as resposta
    me envia a resposta para meu email
    jack.noturno@hotmail.com
    eu agradeço

    ResponderExcluir
  27. Me diz a resposta por favor,amei atividade e parabéns pelo blog. Se poder manda pro meu email a resposta maiaraaraujo13@yahoo.com.br
    Agradecida.

    ResponderExcluir
  28. Prof Luiz Guilherme27 de maio de 2010 às 19:13

    ola parabens pelo blog
    sou professor o exercicio é muito bom
    queria as respostas meu email
    luizgm.msn@hotmail.com
    obrigado
    parabens

    ResponderExcluir
  29. bom minha professora colou td da internet mais nao achamos a respostas nem mesmo ela......

    ResponderExcluir
  30. Ana Gabriela manda para o meu email o gabarito.
    Maiaraaraujo13@yahoo.com.br
    Vou ficar muito grata se me mandar o gabarito.

    ResponderExcluir
  31. OOiie eu queria a respostas dessas perguntas...
    sera que vc poderia me envia-las para este e-mail? eryka1995@hotmail.com..
    se pudeer eu agradeço.!
    obrigadah pela atençao.!
    poor: Eryka Rodrigues.!

    ResponderExcluir
  32. eu gostaria muuuuuuuuuito de obter as respostas.
    jamileh_tha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Se os professores não tem capacidades de criarem as perguntas, nós deveriamos pelo menos termos como respondelás !

    ResponderExcluir
  34. Olá! ostaria de obter as respostas. Agradeço muito.
    aloisio.barbosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. MUITO BOM!
    GOSTARIA QUE ME MANDASSE AS RESPOSTAS, ESTOU ESTUDANDO E GOSTARIA DE SABER.

    ResponderExcluir
  36. quero as respostas por favor vai mim ajuda muito
    robsonlopes21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Olá Ana!! Adorei as atividades... Parabéns pelo Blog! Gostaria de tb ter as respostas!!!
    Desde já, Obrigada!!
    rodriguesmone@hotmail.com
    Abs.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de ter as respostas dessas perguntas.

    ResponderExcluir
  39. eu queria as respostas

    ResponderExcluir
  40. Oi adorei suas perguntas!!
    manda o gabarito... quero urgente..
    Ficarei muito GRATA!
    Jailma_09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá, achei ótimo suas atividades, mas poderia me mandar as respostas?
    jusleidenrb@hotmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  42. ooh, kro as resposstas, manda ao meu email...
    tatyana_gatinhaipf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Gostaria das respostas. Estou precisando muito.!
    rayssabrenna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. preciso das respostas..
    manda para o imail>
    luana.kat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. gostei muito por favor me passar as resposta
    plo mel msn: jailsoramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. oi..Gostaria de ter as respostas dessas perguntas
    meu email é: tacifrazao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. gostei, quero as respostas
    erlima@sendnet.com.br

    ResponderExcluir
  48. Por gentileza me envie as resposta...

    Grata... um forte abraço

    l_luciane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. adoreii as perguntas, mais quero saber quais as respostas?? manda pro meu
    e-mail: andressa_bbg15@hotmail.com
    com urgencia!se for possivel!
    bjoss e obg!

    ResponderExcluir
  50. Oi também gostei muito da adtividade sou professora e gostaria de receber as respostas, pretendo fazer c/ meus alunos
    jhoyce_sillva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Gostaria muito de obter as resposta, pois estou com um trabalho aqui e tenho q estudar por ele.
    Por favor vc poderia me mandar???

    Email : marcusmaster1@hotmail.com

    Muito Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  52. Gostaria que me enviasse o gabarito dessas pergunta, pois estou aplicando para meus alunos e não sei algumas questões .

    E-mail: bebela.crb@hotmail.com
    Grata!

    ResponderExcluir
  53. Olá professora Ana, gostaria de receber as respostas dessa atividade da Semana de Arte moderna, você poderia por favor me enviar, meu email é: alerodrig3@yahoo.com.br
    grata Alessandra

    ResponderExcluir
  54. Gostei muito das atividades e gostaria que você mandasse as respostas.
    Obrigada!!!
    maria_antonia_101@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde, sou professora de história e de artes e gostei muito deste seu material, mas queria as resposta, para poder comparar com as minhas e poder passar para meus alunos.
    Obrigado.
    elainedarc2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Por favor me envie as respostas
    matheuscimencio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Parabéns! mande as respostas

    andregualhardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. eu queria as respostas, por favor!

    kah_rock_princess@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. oi, adorei o material...
    teria como mandar as respostas??
    andressa-belga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. muito bom manda por favor as respostas. para jujusantista@oi.com.br. Do exercício de arte moderna

    ResponderExcluir
  61. Prof...Luciana
    Olá ... gostei muito deste material, gostaria de receber as rrespostas.
    Desde já Obrigada!!!

    lusrodrigues3@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  62. Gostei demais de suas questões. Por favor envie-me as respostas.
    proflourdesdavent@hotmail.com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  63. Parabéns!!Aguardo respostas...

    rose.mendonca38@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Muito bom !
    queria as respostas também :D

    anderson41193@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. gostei muito das atividades
    depois me mande as respostas

    juniorferreira62@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Olá eu estava querendo as respostas, se você me poder me passar te agradeço muito.Obrigada
    e-mail:wanessa@litoral.net

    ResponderExcluir
  67. eu adorei
    depois me manda as respostas


    ranalha-caverna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. queria as respostas dessa atividade

    ResponderExcluir
  69. GOSTARIA DE RECEBER AS RESPOSTAS DESSA ATIVIDADE, SE POSSÍVEL EM BREVE POIS PRETENDO FAZER COM OS MEUS ALUNOS.IMAIL dinha.ac33@hotmail.com agradeço se me responder.

    ResponderExcluir
  70. eu poderia reseber as respostas no meu e-mail por favor muito obrigado
    evc_feltrin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. alem de poesias o que mais foi apresentado na semana da arte

    ResponderExcluir
  72. quais as respostas das atividades

    ResponderExcluir
  73. Oi gostaria também de obter respostas desta atividade,abraços fraternos(iara.100limite@hotmail.com), por favor, enviar po email acima

    ResponderExcluir
  74. Oii, você poderia me mandar as respostas agora? meu email é: perfeitinhaw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  75. OLÁ BOM DIA, ESTOU DESENVOLVENDO UM TRABALHO DE PESQUISA SOBRE ESSE TEMA E UTILIZEI ESTAS ATIVIDADES SÓ QUE ESTOU PRESISANDO DAS RESPOSTAS POR FAVOR ME ENVIE PARA O MEU E-MAIL E COM CARATER DE URGENCIA.
    UM ABRAÇO E UM FELIZ NATAL.

    ELYSSANTANA2010@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  76. aDOREI ESTE TRABALHO ME ENVIE AS RESPOSTA OK... MUITO OBRIGADO. dilene_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  77. Adorei, estou estudando sobre isso, e gostaria de saber se o que eu respondi está correto, poderia me passar as respostas? rafinha_tsuboi@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  78. estou fazendo um trabalho com meus alunos sore a semana da arte moderna. gostaria que vc me enviasse as respostas dessas atividades
    obrigada
    marciacristina2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  79. estou fazendo um trabalho sobre a semana de arte moderna, gostaria que vc me enviasse as resposta
    obrigada
    marciacristina2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Gostaria de receber o gabarito dos exercícios acima relacionados.

    Att, Ana

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Parabéns!!!!!!!!!!!!!
    Por favor, poderia me passar o gabarito?Obrigada!
    edileneff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. Gostaria de obter a resolução dos exercicios.
    E-mail icar31@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  83. Bom dia, achei ótimas as perguntas, mas gostaria de receber as respostas. Podes me enviar?
    patyleonormartins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  84. Adorei essas perguntas! Porém só perguntas não bastam, quero respostas.

    Abraço,

    antonia-cris2008@hotemail.com

    ResponderExcluir
  85. Gostaria de receber as respostas.
    cleocarteli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. eu gostaria de saber as respostas o mais rapido possivel.. meu email é julia_s2_girl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  87. Adorei! Será que dá para mandar as respostas?

    ResponderExcluir
  88. Amei! Mas será que você poderia me mandar as resposta!
    lopes.maura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. ola, gostaria de receber as respostas.
    simone_deconte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Gostaria de receber as respostas

    rafaelmfabr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Quero as respostas ainda hoje bjss meu email:cibely85@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. Por favor,gostaria de receber as respostas.Envie para o meu e-mail.
    Obrigada!
    edileneff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. ADOREI AS ATIVIDADES, PORÉM, SEM AS RESPOSTAS O TRABLHO FICA INCOMPLETO. ENVIE AS RESPOSTAS PARA EU COMPARÁ-LAS COM AS MINHAS.
    KG_BEN@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  94. oi poderia me mandar as respostas

    freitas.grazi6@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Ola gostei bastante das questoes vc poderia me enviar o gabarito do exercicio.
    Email:anderson_japaloko@hotmail.com
    ou Francisco.ferreira@politec.com.br
    se poder enviar pros dois agradeço des de ja

    ResponderExcluir
  96. Poderia me enviar as respostas por favor.

    Obrigada.
    dzenn@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  97. ME manda as repostas...
    Poe favor
    Anderson _japaloko@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. Oi,

    Se não for pedir demais, gostaria que me enviasse o gabarito. Eu me chamo Josy e também sou professora de Língua Portuguesa. Certa de contar com sua gentileza, antecipo meu agradecimento.
    Meu e-mail é:
    Josy_blenes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Bom dia!
    Gostaria de receber as respostas das atividaddes sobre semana de arte moderna no meu email. oliviadallarosa@gmail.com
    Atenciosamente,
    Professora Olivia

    ResponderExcluir
  100. Olá sou estagiária,gostei das pergundas, elas são bem formuladas. Estou passando esses assuntos para meus alunos, poderia me enviar as respostas? - mendesmax@hotmail.com

    Bjus

    ResponderExcluir
  101. Mande por favor as respostas para meu e-mail:
    tbs_ttt@ hotmail.com
    Se não puder enviar as respostas me mande a um e-mail até dia 14-04-11
    Thaynara

    ResponderExcluir
  102. mande essas repostas pelo meu email:jeison.bad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  103. me manda as respostas por favor? maiara_fachin@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  104. Gostaria de saber as respostas!
    meu email é aninha_johnston18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  105. oi, gostaria de saber as respostas, p/ mim estudar.
    Se puder mandar, meu email é danielmoreirapoa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  106. oih! desculpas, mas teria cm tu me mandar de novo, é que eu acho que apaguei sem querer :(

    Plase! meu emai é (aninha_johnston18@hotmail.com )

    ResponderExcluir
  107. mande a resposta para mmim por favor!!! tatyventuracampos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  108. Oi
    tem como voce me passar o gabarito desse trabalho ainda hoje mais pode ser amanhã?
    o e-mail : euzinha_gremio@hotmail.com
    fico muito grata
    espero as respostas
    beijos boa noite

    ResponderExcluir
  109. Eu gostaria de receber as respostas das perguntas acima.
    DEsde já agradeço.
    Meu email é micail_tdb@hotmail.com.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  110. GOSTARIA D
    RECEBER AS RESPOSTAS, OU SEJA , GABARITO.
    OBRIGADA!
    elizeth.tduarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  111. OOi muito bom isso ein, queria receber as respostas se puder claro ! obgd
    gui_bragamoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Adorei esta a tividade e gostaria que você enviasse o gabarito . Com uma certa urgencia . Obrigada
    dayse_nasc@hotmail.com
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  113. você poderia me mandar as respostas com urgência, pois utilizarei essa atividade ainda esta semana...Parabéns e obrigada desde já.
    cris_perazolli_sp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  114. Amei as perguntas; mas gostaria das respostas;
    atenciosamente MARIANE PLHIOS.

    marymariane52@hotmail.com

    ResponderExcluir
  115. -

    Eu qro as resposta ,
    email :

    gmaylla@live.com

    ResponderExcluir
  116. Nossa! muito boas as perguntas, mas poderia mandar as respostas, com urgência.
    Muito obrigado.

    paty-ferreir@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. mada as respostas?
    diogokunde@hotmail.com

    ResponderExcluir
  118. qeria o gabarito
    dani_rodriguesdossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  119. cade as resposta? manda ai!
    to precisando!
    por favor!

    ResponderExcluir
  120. Muito pertinente as questões, gostaria de que mandasse as respostas. osney@hotmail.com

    ResponderExcluir
  121. ADOREI O BLOG, PODERIA ME MANDAR AS RESPOSTAS DOS EXERCICIOS OBRIGADA SE ME ATENDER zeizeag@hotmail.com

    ResponderExcluir
  122. Gostei das perguntas , se puder mandar as respostas para e-mail:
    andreiaesposito30@hotmail.com

    ResponderExcluir
  123. oi gostaria das respostas preciso responder uma atividade.obrigada.priu_17sampaio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Olá..meu nome é Wilson Sousa, sou Prof. de Literatura.Adorei seu trabalho aqui no blog.Não pedindo demais, seria possível me passar o gabarito?Meu e-amil:sowwsa@bol.com.br ou sowwsa@hotmail.com
    Obrigadooo

    ResponderExcluir
  125. Olá,
    navegando na net encontrei seu blog , e gostei dos exercícios sobre a semana de arte moderna, seria possível enviar-me as repostas?
    Obrigada
    e parabéns pela iniciativa.
    email rozeira_35@hotmail.com

    ResponderExcluir
  126. Excelente seu trabalho!! Gostaria que publicasse as respostas no blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  127. Oie? adorei se blog , Parabéns ,
    sou professora e quero passar para meus alunos , você poderia me enviar as respostas ainda hj , meu email: maryhelpmks@gmail.com

    ResponderExcluir
  128. kkkk.... já que estão todos pedindo... eu tbm quero as respostas.

    se nao for encomodo poderia mandar para o meu e-mail: dmpires@live.com

    mt obrigado

    ResponderExcluir
  129. oi...site mto bom boa ideia.gostaria de obter respostas.grata desde já
    elisasousares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  130. Adorei as atividades mande as resposta para meu e-mail por favor walquiju@yahoo.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  131. Parabéns, as questões são muito bem elaboradas, vou repassá-las, por isso, preciso do gabarito, se for possível envie-o para mim.
    joelsonlibarino@hotmail.com
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  132. Olá estou trabalhando com artes e adorei as atividades peço por gentileza que me envie as respostas.
    Obrigado

    asegato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. nossa muito bOm o blog!!
    vc poderia me passar a respostas!
    dany_best_vha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. manda a resposta pra mim
    kv35973@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. Amei as perguntas e gostaria de utilizá-las como exercício para os meus alunos. Por favor, envie-me as respostas.
    silvanacruz2003@ig.com.br
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  136. oiee voçê poderia me passar a resposta da pergunta nº13 por favor
    manda em meu e-mail
    ingrisson_reis@hotmail.com
    obrigado(a)!

    ResponderExcluir
  137. oiee voçê poderia me passar as respostas por favor
    manda em meu e-mail
    ingrisson_reis@hotmail.com
    obrigado(a)!

    ResponderExcluir
  138. oiee voçê poderia me passar a resposta da pergunta nº13 por favor
    manda em meu e-mail
    ingrisson_reis@hotmail.com
    obrigado(a)!

    ResponderExcluir
  139. Nossa adorei as perguntas.Algumas eu já fiz mais voçê poderia me passa as respostas
    Manda no meu e-mail é assim:ingrisson_reis@hotmail.com
    muito obrigado e parábens pelo blog...

    ResponderExcluir
  140. menda a resposta para mim. obrigada

    meu e-mail é: nazynasantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  141. oi gostaria de receber as respostas
    estrelabragaxx_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  142. Olá,

    Esses exercícios são muito bons. Eu fiz um gabarito, mas vc poderia me passar as respostas para q eu possa corrigí-lo? Meu e-mail é val_garaujo@hotmail.com.
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  143. sidinei_2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  144. gostei me manda as respstas

    ResponderExcluir
  145. Olá... adorei as atividades... gostaria do gabarito por gentileza... loredanacorrea@hotmail.com ... Grata.. Loredana

    ResponderExcluir
  146. Gabarito por favor...
    mendel_sa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  147. Gostei só falta as respostas .rsrs

    manda la ? guiavancini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  148. Olá. Estou trabalhando este tema com meus alunos, por favor me mande o gabarito.
    fabiana_rosa3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  149. Repostas:

    wesley_snypes10@hotmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  150. Gostei muito do trabalho e gostaria das resposta.
    malumoura6@gmail.com

    Grata

    ResponderExcluir
  151. Muito bom esta sua postagem, num trabalho de literatudo envolvendo muitos pontos importantes da história, gostaria que você me mandasse as respostas para meu e-mail, renan.pb@hotmail.com
    desde ja agradeço, se puder ainda hoje.

    ResponderExcluir
  152. gostei das perguntas pode mim enviar as respostas? para o E-mail: nordestenascimento@hotmail.com
    desde já agradecido

    ResponderExcluir
  153. muito bom o material, seria ate incomodo pedir as resposta se não ninguém teria interesse de investigar e aprender realmente,
    sou professor de matemática e por culpa do destino me deram artes para lecionar e aos poucos eu aprendo um pouco do que me proporcionaram.
    obrigado pelo questionário
    Aldo Queimadas Bahia

    ResponderExcluir
  154. Olá

    Gostei muito dos conteúdo do seu blog,mas gostaria da resposta,

    será que poderia me enviar? Pelo menos do falso e verdadeiro,já ajuda.

    Obrigada

    priscillaapolinario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  155. preciso das respostas, por favor poderiam me passar? estou fazendo uma prova, preciso delass
    camila_dacosta@hotmail.com
    Obrigado, beijos

    ResponderExcluir
  156. Olá,gostei demais das atividades propostas envie-me o gabarito:leila.p.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  157. Boa noite! Achei super interessante as atividades propostas. Poderia me enviar o gabarito?
    cida_crepalde@hotmail.com

    ResponderExcluir
  158. estou estudando e gostaria de receber as respostas para ver se acertei as questões cesar9augusto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  159. será que você poderia me mandar as resposta também....
    Muito obrigada
    larissacoppini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. Boa noite, Sou professora e estou trabalhando o tema, gostaria de receber o gabarito.
    Obrigada! e-mail é: saralumartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  161. oi boa noite!!
    pode me enviar as respostas.
    suellengcampos@bol.com.br
    obrigada
    abraços

    ResponderExcluir
  162. Sou professor e gostaria que me enviasse um email para conferir as respostas para que posso passar para meus alunos em sala de aula. Tenho certas hipóteses sobre o assunto, confira:

    hearties2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  163. Por favor, me envie as respostas desse trabalho.
    e-mail: suelmacristina@hotmail.com
    Desde já, obrigada!
    Parabéns pelo trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
  164. vcs sao uma bosta eu quero o gabarito nao so as perguntas !!!!!!

    ResponderExcluir
  165. Gostaria de receber as respostas desta perguntas meu email é eronitaqueiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  166. gostaria de receber o gabarito destas perguntas meu email é renatapperes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  167. queria o gabarito
    meu e mail é leo2010ordones@hotmail.com

    ResponderExcluir
  168. olá gostaria de receber as respostas.
    grata

    karlaglima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  169. Gostaria de receber o gabarito.
    email é celoifabrin@gmail.com

    ResponderExcluir
  170. poderia passar as respostas pra mim

    m.rezzine2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  171. Olá, poderia passar as respostas.
    Desde já agradeço.
    O meu email é celoifabrin@gmail.com

    ResponderExcluir
  172. Olá, gostaria de receber o gabarito das qestões.
    Desde já agradeço.
    Meu emai é celoifabrin@gmail.com

    ResponderExcluir
  173. olá poderia me mandar as respostaasssss ainda hoje sé possivell
    meu emai é nenessa_sutil@hotmail.com
    obrigadoo

    ResponderExcluir
  174. Ola, poderia me mandar as respostas hoje meu emai è vanderleyperin@hotmail.com obrigadoo

    ResponderExcluir
  175. olà gostaria de receber as respostas ainda hoje se puder, obrigado

    ResponderExcluir
  176. nossa gostei desse blog valeu Dr.... estou estudando esse asunto -poderia mandar as rspostas ainda hoje por gentileza esse é meu e-mail- brando-link.evolution@hotmail.com

    ResponderExcluir
  177. ola estou precisando das respostas se possivel hoje meu email è vanderleyperin@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  178. olá! gostaria de obter as respostas da atividade,se possível ainda hoje, é urgente. meu e-mail é: aninhaboamorte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  179. Ola gostaria que me enviasse as respostas se possivel hoje meu email é angisleia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  180. Por favor, me envie as respostas.. Bjs
    lecafvieira@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  181. gostei. mas cadê as respostas?

    ResponderExcluir
  182. ALGUEM TEM O GABARITO POR FAVOR? marcosmarcio01@gmail.com
    grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  183. gostaria das respostas! julynhaburlamaque@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  184. Me passa as respostas? ana.claramoreira2009@hotmail.com
    Desde já grata!

    ResponderExcluir
  185. Parabéns! Ótimo trabalho. Gostaria das respostas. Podes enviar. Obrigada. marisaconstante@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  186. Você pode
    me passar as respostas? Se puder, obrigada.
    rafaella_lacerda_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  187. Se possível enviar resposta para valdemirlaurentino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  188. opa muito bom^^
    mas eu gostaria das respostas
    lucas.kielb@hotmail.com
    estarei aguardando obrigado^^

    ResponderExcluir
  189. vc poderia por favor enviar o gabarito?
    prof.edvaldo.costa@gmail.com

    obrigado, grande abraço e muito sucesso

    ResponderExcluir
  190. gostaria de receber o gabarito dessas questões pelo meu e-mail Thaynauzeda17@gmail.com , se possível , obrigada desde já !

    ResponderExcluir
  191. gostaria de receber o gabarito dessas questões pelo meu e-mail
    jorrayne10@hotmail.com

    ResponderExcluir