quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Simbolismo

O Simbolismo foi um movimento literário que surgiu antes da Primeira Guerra Mundial, e surgiu como uma reação às correntes materialistas e cientificistas daquela época reagindo contra tudo que representava o materialismo e racionalismo. Pregava o subjetivismo, o misticismo e a sugestão sensorial.
O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas. Para “sugerir” a realidade, os simbolistas usavam símbolos, imagensmetáforas, sinestesias*, recursos sonoros e cromáticos (cor).
O precursor do simbolismo foi o poeta francês Charles Baudelaire (1821 – 1867). Sua poesia buscava abordar temas como miséria, prostituição, bêbados, freqüentadores desocupados das tavernas, etc. Pode parecer estranho para muitos, mas ele via poesia em todos esses assuntos.
O marco inicial desse movimento no Brasil foi em 1893, com a publicação dos livros “Missal” e “Broquéis” de Cruz e Sousa.

Principais características do Simbolismo
-  Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século·
·- Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical,
- Misticismo, religiosidade
- Desejo de transcendência e integração com o cosmos
- Interesse pelo inconsciente e subconsciente
- Subjetivismo
Pessimismo
- Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte
- Retomada de elementos da tradição romântica
- Atração pela morte e elementos decadentes da condição humana
- Valorização dos sentimentos individuais
- Isolamento da sociedade
- Conteúdo relacionado com o espiritual, o místico e o subconsciente
- Concepção mística da vida
- Ênfase na imaginação e fantasia
- Comparação da poesia com a música
- Enfoque espiritualista da mulher envolvendo-a em um clima de sonho
- Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
- Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
- Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão
- Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração (repetição de um fonema consonantal) e a assonância (repetição de fonemas vocálicos).


Principais artistas simbolistas

Literatura internacional:
- Charles Baudelaire – autor da obra As flores do mal (1857) que é considerada um marco no simbolismo lliterário.
- Arthur Rimbaud
- Stéphane Mallarmé
- Paul Verlaine

Literatura brasileira:
- Cruz e Souza
- Alphonsus de Guimaraens



Mais informações aqui:


Atividades



Texto I: Viola Chinesa

Ao longo da viola morosa
Vai adormecendo a parlenda
Sem que amadornado eu atenda
A lenga-lenga fastidiosa.

Sem que o meu coração se prenda,
Enquanto nasal, minuciosa,
Ao longo da viola morosa,
Vai adormecendo a parlenda.

Mas que cicatriz melindrosa
Há nele que essa viola ofenda
E faz que as asitas distenda
Numa agitação dolorosa?

Ao longo da viola, morosa...

(Camilo pessanha)

Vocabulário:
morosa: lenta
parlenda: conversa, discussão
amadornado: sonolento
atenda: preste atenção
fastidiosa: tediosa
ofenda: desperte
asitas: asinhas
distenda: estenda
melindrosa: sensível


1. Considerando as duas primeiras estrofes, percebemos que o poeta explora bastante certos fonemas, produzindo uma musicalidade que se espalha por todos esse versos. Explique esse trabalho de linguagem, apontando a ocorrência desse efeito sonoro.

2. Em que estado se encontra o eu lírico enquanto ouve a "viola morosa"?

3.O poeta simbolista está sempre aberto aos estímulos sensoriais, que lhe despertam sugestões, emoções indefinidas e vagas. repare que, à medida que a conversa morre, fica no ar apenas o som da viola. Em que versos da terceira estrofe revela o eu lírico a inquietação que o som da vida produz em seu interior?

4. O eu lírico define essa inquietação ou apenas a registra? Justifique.

5. Em resumo: que características tipicamente simbolistas você reconhece nesse texto?



Texto II: Violões que choram...
(fragmento)

Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.

Noites de além, remotas, que eu recordo,
Noites da solidão, noites remotas
Que nos azuis da Fantasia bordo,
Vou constelando de visões ignotas.

Sutis palpitações a luz da lua,
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.

Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.

Harmonias que pungem, que laceram,
Dedos Nervosos e ágeis que percorrem
Cordas e um mundo de dolências geram,
Gemidos, prantos, que no espaço morrem...

E sons soturnos, suspiradas magoas,
Mágoas amargas e melancolias,
No sussurro monótono das águas,
Noturnamente, entre ramagens frias.

Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Tudo nas cordas dos violões ecoa
E vibra e se contorce no ar, convulso...
Tudo na noite, tudo clama e voa
Sob a febril agitação de um pulso.
(Cruz e Souza, jan. 1897)


Vocabulário:
plangentes: que choram
ignotas: desconhecidas
sutis: leves, delicadas
palpitações: sobressaltaos
anseio: desejo
dilacerando: torturando
pungem: ferem
laceram: machucam
dolências: mágoas, tristezas
soturnos: tristes
veladas: abafadas
volúpias: delícias
vórtices: redemoinhos
vulcanizadas: entusiasmadas

6. Os elementos sensoriais - sons, cores e odores - constituem estímulos para a imaginação do poeta simbolista, que, a partir deles, desenvolve associações de ideias bem particulares. Nesse texto, que elemento sensorial serve de ponto de partida para o poema?

7. Com que são comparados ou associados os sons dos violões?

8. Os osns dos violões despertam que recordações no eu lírico?

9. Considere agora o aspecto sonoro dos versos. Que trabalho de linguagem se destaca no texto? Por quê?

10. Em resumo: que características tipicamente simbolistas estão presentes nesse texto?



Texto III: Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
(Alphonsus de Guimaraens)

11. O ritmo envolvente e a riqueza de sugestões que desperta fizeram desse poema um dos mais famosos do nosso Simbolismo. Vamos considerar, inicialmente, o ritmo. Que medida métrica e esquema de rimas usou o poeta?

12. Em sua loucura, Ismália queria a lua do céu e a lua do mar. Considerando a dimensão simbólica do poema, o que pode representar esse desejo? De que "loucura" se trata?

21 comentários:

  1. oi meu nome e Monique, queria saber as respostas do viola chinesa de camilo pessanha..por favor tem como me manda pelo msn nick.g.g@hotmail.com

    bjs obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria se possível de receber as respostas desses textos analisados acima, o mais rápido posssível, pois preciso compreender o assunto para apresentação de um trabalho através de análises de textos como esses na faculdade.
    Agradeço desde já a compreensão.

    ResponderExcluir
  3. Anna Cláudia Brandão3 de junho de 2010 às 08:26

    oi professora, gostaria das respostas dos poemas de ismalia e violoes que choram se for possivel.

    desde ja, te agradeço muito,

    Anna Cláudia.

    P.S.: meu e-mail é: annaclaudia.sbrandao@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. OI, SOU LAYSE, POR FAVOR ME ENVIE AS RESPOSTAS SOBRE VIOLA CHINESA. MEU EMAIL É: laysedayana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oii,meu nome e lidiane gostaria que me mandasse as resposta dessa perguntas sobre o poema.
    sera que poderia me mandar o mas rapido possivel?
    meu email é
    Lidyaneegatinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oii meu nome e lidiane
    e gostaria que me mandasse as reposta das perguntas do poema: violoes q choram
    se poder o mas rapido poossivel.

    ResponderExcluir
  7. gostaria muito que vc me mandasse as respostas, esses exercicios são muito bons, se puder me mende por imail: sivaldodias10@hotmail.com.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, sou professora de Língua portuguesa, gostaria muito de receber as respostas destas questões para melhorar meu entendimento.
    Obrigada.
    Divina.
    Caldas Novas, Goiás
    divinasferreira@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  9. olá, gostaria muito que você me mandasse as respostas dos exercicio, vou fazer vestibular e acho que iria me ajudar muito. beijos
    Jéssica Oliveira.
    jejes2higuim@yahoo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou Tamires e estou prestando vestibular, gostaria muito de saber as respostas do exercício
    obrigada:
    tamires.soaresms@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Preciso de todas as resposta urgente '
    Meu email : Alberty_wagner@hotmai.com
    Por Favor as respostar urgentes para trabalho '
    Muito obrigado '

    ResponderExcluir
  12. olá também gostaria das respostas morais_nathalya@yahoo.com

    ResponderExcluir
  13. ola , gostaria de saber as respostas para um trabalho
    por favor urgente , obrigada
    cacauzinha.gata@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Alguem tem as respostas ai ? Se tiverem, por favor, enviem pro email gabiiquites@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi preciso das resposta para escutar pra o Enem. Obrigada gabiimachado3013@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  16. oi sou o erison gostaria de saber as respostas para o enem, erison_elias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. ola , gostaria de saber as respostas para um trabalho
    por favor urgente, obrigado
    lucas_fenix79@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Pra que postar isso sem o gabarito? Como saberemos como saímos nas questões?

    ResponderExcluir
  19. ola , gostaria de saber as respostas para um trabalho
    por favor urgente, obrigado
    jefinho_amigosgordo2@hotmail.com

    ResponderExcluir