quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Atividades sobre Pronomes

1. Complete com o pronome relativo adequado, precedido ou não de preposição.
a) Aquele era o sinal ____ todos esperavam para entrar na igreja.
b) O padre era uma pessoa ______ muitos dos presentes desconfiavam.
c) Aquele era o sinal ______ todos ansiavam para entrar na igreja.
d) O padre era uma pessoa ________ muitos dos presentes concordavam.


2.Reescreva o texto abaixo, corrigindo-o no que for necessário, levando em consideração as normas do padrão culto da linguagem.

Entregou-se ao professor os relatórios de estágio que precisávamos para a obtenção dos créditos finais e, agora, ficaremos a espera dos resultados cujos os números serão divulgados em breve pela secretaria.


3. Em cada um dos períodos abaixo há um espaço a ser preenchido. Conforme o sentido da frase, preencha o espaço exclusivamente com um dos seguintes pronomes:
que – cujo ou cuja
Quando for o caso, utilize antes do pronome a preposição adequada.

Ex: Era uma informação EM QUE ela não confiava muito.

a) Chegou cedo. Aproximou-se de escrivaninha ______ havia feito alusão durante o encontro com Bentinha.
b) Laurita participa da reunião. Seu interlocutor é pessoa _____ela desconfia, por isso não se põe a gosto.
c) O jovem doutor depositou calmamente o instrumento _______ trabalhara durante a breve cirurgia.
d) Apresse-se! Deixe a roupa aí mesmo, na mesa _____se encontrara antes.
e) Manuela, _______ mãe o enteado sempre se referia com doces palavras, entrou a discorrer sobre outros assuntos.


4. Os encargos _______ nos obrigam são aqueles _______ o diretor se referia.
a) de que - que
b) a cujos – cujo
c) por que – que
d) cujos – cujo
e) a que – a que


5. Complete as frases com o pronome demonstrativo adequado:
a) Aqui está o meu lápis. _____ é dos bons.
b) Ei, menina, _____ borracha aí é boa?
c) Professora, _____ sala de ontem é a da turma C?
d) Passei pelo vizinho, que estava de carro novo, e gritei-lhe: Carro bonito, ____!
e) ______ cidade, onde estivemos nas férias, é linda mesmo!
f) Brasil! Brasil! Que país é _____, tão injusto?
g) Falando com meu primo, que estava em Miami, perguntei-lhe: Chove n_____ cidade?
h) Acho que os seres humanos, com a poluição, estão destruindo ____ planeta.
i) Gosto de lembrar d_______ época da nossa entrada na escola.
j) ______ exercício foi muito fácil.


6. Use o pronome demonstrativo correto.
a) Já é hora de ____ país deixar de ser o do futuro, e seu povo começar a ser feliz.” O homem dizia _____ com uma mistura de raiva e desencanto.
b) “Brasileiros e estrangeiros se admiram com o carnaval, _____ devido à estranha cultura d_____ terra e ____ porque sempre há novidades.”


7. Siga o modelo e reescreva as mensagens, usando o pronome relativo para evitar as repetições.
Modelo: Comprei um tênis. O tênis é ótimo. Comprei um tênis que é ótimo.
a) Eu recebi o presente. Você mandou o presente.
b) A moça trouxe o livro. Você se referiu ao livro.
c) Aquela menina trouxe a matéria. Nós lhe pedimos a matéria.
d) Estamos chegando àquele lugar. Nós moramos neste lugar.
e) A lua brilha no céu. A lua é linda.


8. Há uma letra de música que fala, insistentemente, em “Que País é esse?”, ao se referir ao Brasil. Comente o uso do pronome demonstrativo, tomando por base o padrão formal.


9. Complete as frases a seguir, utilizando os pronomes demonstrativos Este ou Esse.
a) __________ carro que está comigo é azul.
b)__________ carro que está com você é cinza.


10. Nas alternativas abaixo, complete as frases, utilizando o pronome demonstrativo adequado.
a) Florianópolis e salvador são duas capitais brasileiras: ________ é capital da Bahia; ______ é capital de Santa Catarina.
b) José de Alencar e Bernardo Guimarães são autores românticos: ______ escreveu Iracema; ______ a Escrava Isaura.


11. Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho:
A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ____, porém, estavam mais gastos que ______.
a) esses/ aquelas
b) estes/ aquela
c) estes/ essa
d) aqueles/ esta
e) estes /esses


12. Substitua as palavras destacadas pelos pronomes devidos.
a) Milhares de jovens adotaram os patins. _________
b) A moça ia quebrar os braços. ________
c) Encontraram o jovem na clínica. _________
d) Elevariam os patins à grande moda. _________


Nos exercícios 13 e 14, complete as frases com as formas pronominais adequadas:

13. me / mim / eu
a) Convidaram ______ para ir à festa de sábado.
b) Foi difícil para _______ saber a verdade.
c) Ofereceram o trabalho a ________.
d) Ela pediu para ________fazer o trabalho o quanto antes.

14. ele / lhe / o
a) Ontem à noite, vi _______ no cinema.
b) Não emprestaram o livro a ________.
c) Digam ______ que não venha.

15. Analise os pronomes em destaque e marque S para os que funcionam como substantivo e A para os que funcionam como adjetivo.
a) Não me conformo com tal situação.
b) No passeio pelo acampo, encontramos alguns vestígios de animais.
c) A aqueles que sempre acreditaram no nosso trabalho, nosso muito obrigado.
d) Isto não tem solução!
e) Após anos sem vê-lo, reencontrei-o outro dia.
f) Aqui não entra qualquer um, viu?

16. Das orações abaixo, indique o sujeito, dizendo qual é sua pessoa gramatical:
a) Procura os teus direitos.
b) Procure os seus direitos.
c) Não olheis com ódio os adversários.
d) Ela nada sabia do ocorrido.
e) Não façamos justiça com as próprias mãos.
f) O que deseja o senhor?
g) O amigo pode contar comigo.
h) Você sabe agora toda a verdade.
i) Devemos ajudar aos necessitados.

17. A discussão sobre gramática na classe está “quente”. Será que os brasileiros sabem gramática? A professora de Português propõe para debate o seguinte texto:

PRA MIM BRINCAR
"Não há nada mais gostoso do que o mim sujeito de verbo no infinito. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam de querer falar como as cariocas que não sabem gramática.As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e miúde."
(BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. Org: Emanuel de Moraes.
4ª ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1986. Pág. 19)


Com a orientação da professora e após o debate sobre o texto de Manuel Bandeira, os alunos chegaram à seguinte conclusão:
a) uma das propostas mais ousadas do Modernismo foi a busca da identidade do povo brasileiro e o registro, no texto literário, da diversidade das falas brasileiras.
b) Apesar de os modernistas registrarem as falas regionais do Brasil, ainda foram preconceituosos em relação às cariocas.
c) A tradição dos valores portugueses foi a pauta temática do movimento modernista.
d) Manuel Bandeira e os modernistas brasileiros exaltaram em seus textos o primitivismo da nação brasileira.
e) Manuel Bandeira considera a diversidade dos falares brasileiros uma agressão à Língua Portuguesa.

73 comentários:

  1. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO

    ResponderExcluir
  2. esta faltando o gabarito

    ResponderExcluir
  3. otimas atividades mas gostaria de saber o gabarito

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito de ter visitado seu blog, poderia me enviar os gabaritos das questões-
    pronomes, e os demais, obrigada. elianefogaca00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. preciso do gabarito, thaiselton@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. gostaria que mim enviasse o gabarito.

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito das atividades.
    Por gentileza,envie o gabarito dos pronomes e romantismo.
    Tenha uma ótima noite, obrigada!!!
    elianefogaca00@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. tem como me nmandar o gabarito por e-mail
    maraschuh@yahoo.com.br
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. se possivel apagar meu email
    mara

    ResponderExcluir
  10. Ta ai meu e-mail...Gostaria de Receber o Gabarito...Pois preciso fazer um trabalho com umas questoes semelhantes!
    Desde Ja Agradeço
    hudsontkd@hotmail.com!

    ResponderExcluir
  11. Ana, se possivel gostaria do gabarito, pois o filho terá prova na sexta-feira e como trabalho o dia todo, estou sem tempo. Agradeço antecipadamente.

    ribeirosjac@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Adoraria receber o gabarito, pois o filho fará prova na proxima sexta-feira e como trabalho, estou sem tempo para procurar e resolver.
    Agradeço imensamente se puderes enviar para meu e-mail.

    Abraço

    ribeirosjac@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, maravilhoso trabalho, eu gostaria de receber o gabarito... é possível?

    mrodriguesbatista@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito do gabarito, por favor enviem para meu e-mail: Samantamaranata@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. GOSTÁRIA DE RECEBER O GABARITO, É POSSIVEL? MEU E-MAIL É REGINA_CAC@HOTMAIL.COM.BR

    ResponderExcluir
  16. Favor me envie o gabarito, muito bom seus exercicios. clarinha_bk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. sou uma mãe muito agradecida. gostaria de vê mais atividades de matemática sobre expressões e português verbo , tudo para o 4º ano.bjs

    ResponderExcluir
  18. Por favor envie o gabarito.valdostorroes@com

    ResponderExcluir
  19. Favor me envie o gabarito? Meu e-mail valdostorroes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO
    carlotacarola@oi.com.br
    desde já agradeço,
    Carla

    ResponderExcluir
  21. falta o gabarito pode enviar por favor
    mimizinha.love.jonas@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de receber o gabarito

    ResponderExcluir
  23. pode me enviar o gabarito??
    lizicorrea2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Vocês podem enviar o gabarito para mim, por favor

    ResponderExcluir
  25. Por favor,gostaria de receber o gabarito.

    liseneufu@gmail.com

    muito obrigada

    ResponderExcluir
  26. gostaria de receber o gabarito. as atividades são muito interessantes!

    ResponderExcluir
  27. Adorei a atividade, mas gostaria de receber o gabarito. meu e-mail é mar_lis2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. OTIMO.PRECISO DO GABARITO. POR FAVOR
    sueli_becaleti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. SEM GABARITO, FIZ TODINHA!
    E AGORA?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
  30. gostaria de receber o gabarito !

    keila.a.original@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Seria possível conseguir o gabarito?
    elianemartins21@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  32. Por gentileza, poderia enviar o gabarito?
    karinandriola@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Por gentileza poderia enviar o gabarito para o e-mail demiaraujo@pop.com.br?

    ResponderExcluir
  34. no meu tb!!
    richard_carvaho_9@hotmail.com
    preciso muito do gabarito

    ResponderExcluir
  35. por favor envie o gabarito para julio_aeroporto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. gostaria que enviasse o gabarito para meu email fernanda.just@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Bom dia!
    Gostaria de receber o gabarito dessas questões.
    Obrigada!
    Karine
    ksouzamed@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Adorei os exercicios,porém gostaria de gabarito para detectar alguma dificuldade na resolução dos mesmos.
    obrigada.
    meu e-mail é:brunaoliveira1909@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Gostaria do gabarito!!obrigada!
    mary14bezerra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito dos exercicios.Tem como você me enviar o gabarito para que eu possa conferir as respostas e corrigir qualquer dificuldade? me e-mail é : karine_d_ramos@hotmail.com
    Muito Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  41. PODERIA ENVIAR-ME O GABARITO, DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!jairo.kennedy@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  42. SEM GABARITO, FIZ TODINHA!
    E AGORA?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
  43. cade o gabarito????????

    ResponderExcluir
  44. Olá,muito interessante as atividades.Dá pra enviar o gabarito?
    Meu e-mail é leticiarose81@hotmail.com


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá..ótimos exercícios..gostaria do gabarito.
    milindanunes@hotmail.com
    Abraço!

    ResponderExcluir
  46. Adorei esse bolg porque também sou professora de línguas e vai me ajudar muito nas minhas pesquisas, por favor compartilhe novidades para trabalharmos com alunos. Bjs Gisele

    ResponderExcluir
  47. Gostei da atividade.Mas preciso do gabarito pois, muitas vezes surgem duúvidas.
    msilva8500@ig.com.br

    ResponderExcluir
  48. Adorei as atividades, mas por favor poderia mandar o gabarito? efppedagoga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Gostei muito das atividades, mas voç~e pode me mandar o gabarito.
    ray.m.n@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de receber o gabarito dos exercicios.
    luciabatista_sme@yahoo.com

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de receber o gabarito: rosinhadonsilva@bol.com.br

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de receber o gabarito hwerico@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá, gostaria de receber o gabarito dessas questões: sarah_meireles86@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Gostaria de receber o gabarito.
    pauladonna1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Tem como me enviar o gabarito por email?
    Email: vanderleiasantos31@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  56. OTIMA ATIVIDADES,PORÉM ESTÁ FALTANDO O GABARITO PARA A CORREÇÃO.

    ResponderExcluir
  57. gostaria do gabario.

    obrigada!
    nirinha.freire@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  58. veja bem,foi ótimo os exercícios..gostaria de ver o gabarito.
    marques.mso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  59. adorei a atividade gostaria que mandassem o gabarito por Email: leotitodias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. olá sou a valdirene adorei seu blog e os exercicios.vc poderia enviar o gabarito meu imail é val_peres2006@hotmail.com bjjjjjs obridado...

    ResponderExcluir
  61. Ola gostaria de receber as respostas dos exercicios, manda pra mim o gabarito.
    roterdan2008@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  62. Tem como vc me enviar o gabarito? lanialencar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  63. Ola gostaria de receber as respostas dos exercicios, vc poderia me mandar o gabarito por favor???

    ResponderExcluir
  64. Por favor me mande o gabarito. francyelle.cp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  65. Parabéns. Maravilha de exercícios. Se possível, enviar o gabarito. mcsormeneze@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir