quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trovadorismo e humanismo

IDADE MÉDIA – 1º MOMENTO


O TROVADORISMO EM PORTUGAL

O Trovadorismo é um movimento de caráter exclusivamente poético e marca o surgimento da Literatura portuguesa. Historicamente é marcado pelo predomínio da Igreja e da nobreza feudal; resultando numa visão cristã teocêntrica e subjetiva, com características como emoção, espiritualismo, pessimismo, pecado e escuridão.

As composições líricas desse período são chamadas de cantigas e se dividem em dois tipos:

• Cantigas líricas (de amor e amigo);
• Cantigas satíricas (de escárnio e maldizer).

CANTIGAS DE AMOR

A submissão do vassalo ao seu senhor é transferida para o mundo das relações amorosas, por isso o mandamento número um do trovador é fidelidade e submissão absoluta à sua musa.

Essas cantigas apresentam eu lírico masculino; o trovador lamenta a coyta d’amor, ou seja, o sofrimento pela impossibilidade de realização amorosa, já que a dama pertence a uma classe social superior à dele.
O trovador reitera a promessa de servir, honrar e respeitar a dama, poupando-a até da revelação de sua identidade.
O poeta idealiza a amada como um ser quase divino, mas ela ignora seu amor ou tem conhecimento dele e o despreza. Esse amor impossível e inevitável faz com que o eu lírico sofra por tornar-se prisioneiro desse sentimento.
Quanto aos aspectos formais, podemos dizer que as cantigas de amor apresentam uma linguagem mais erudita e sofisticada do que as de amigo. Sua estrutura é menos repetitiva, podendo ou não apresentar refrão.

“ Eu gran coita, senhor

que peior que a morte
vivo, per boa fé,
e pólo voss’amor
esta coita sofr’eu
por vos, senhor, que eu

Vi pólo meu gran mal,
e melhor mi será
de morrer por vós já
e, pois meu Deus nou val,
esta coita sofr”eu
por vós, senhor, que eu

Pólo meu gran mal vi
e mais mi val morrer
ca tal coita sofrer,
pois por meu mal assi
esta coita sofr’eu
por vós, senhor, que eu

Vi por gran mal de mi,
Pois tan coitad’and’eu.”

(D.DINIS)


CANTIGAS DE AMIGO


As cantigas de amigo apresentam eu lírico feminino, o trovador assume o ponto de vista da mulher. O “amigo” referido é, na verdade, namorado ou amante. Várias dessas cantigas se prestavam a festas, comemorações e rituais ligados à chegada da primavera.

A vida cotidiana, a saudade do amigo que partiu para às guerras, o ciúme, a indignação, a vaidade de ser bela, festas, bailes; enfim, o colorido do mundo medieval português podem ser sentido nessas cantigas.
Na maior parte das vezes, a mulher não se dirige diretamente ao homem amado; adota como confidente uma amiga, a irmã, a mãe ou um elemento da natureza.
Quanto aos aspectos formais, as cantigas de amigo apresentam linguagem mais simples que as cantigas de amor (devido a sua origem popular). Muitas apresentam refrão e estrutura paralelística.

“Mandad’ei comigo,
ca ven meu amigo:
e irei, madr’, a Vigo.


comi’gei mandado,
ca ven meu amado:
e irei, madr’, a Vigo.


ca ven meu amigo
e ven san’e vivo:
e irei, madr’, a Vigo.


ca ven meu amado
e ven viv’e sano:
e irei madr’, a Vigo.


ca ven san’e vivo
e d’el rei, amigo:
e irei, madr’, a Vigo.


ca ven viv’e e sano
e d’el rei privado:
e irei, madr’, a Vigo.”

( MARTIN CODAX)



CANTIGAS SÁTIRICAS

Esse gênero da cantiga revela o mundo boêmio e marginal dos jograis, fidalgos, bailarinas; enfim, dos artistas da corte, aos quais se misturavam religiosos e até mesmo reis.

A distribuição entre as cantigas de escárnio e maldizer é muito sutil:
• Escárnio: crítica indireta, de forma velada e sutil, a identidade do alvo permanecia um pouco na sombra (mascarada).
• Maldizer: ataque nominal e direto, crítica rude, mencionando o nome da pessoa a ser criticada; usando linguagem desbocada, chula e obscenidades.



“Rui queimado morreu con amor
eu seus cantares, par Santa Maria,
por na dona que gran ben queria,
e por se meter por mais trabador,
porque lh’ela non quis [o] ben fazer
fez-s’el en seus cantares morrer,
mas ressurgiu depois ao tercer dia!

Esto fez el por ua sa señor
que quer gran ben, e mais nos em diria:
porque cuida que faz i mestria,
e nos cantares que fez sabor
de morrer i e desi d’ar viver;
esto faz el que se’o pode fazer,
mas outr’ omem per ren non [n] o faria.

E non há já de sa morte pavor,
senon as morte mais la temeria,
mas sabe ben, per sa sabedoria,
que viverá, dês quando morto for,
e faz [s’] en seu cantar morte prender,
desi ar viver: vede que poder
que ehi Deus deu, mais que non cuidaria.

E, se mi deus a min poder,
qual oi’el há, pois morrer, de viver,
jamais morte nunca temeria.”

(PÊRO GARCIA BURGALÊS)

IDADE MÉDIA – 2º MOMENTO

HUMANISMO

(O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO)



No segundo momento da Idade Média surgiu o Humanismo, quando o homem buscava outras maneiras de interação com o mundo, levado agora por uma racionalidade, que esbarrava ainda no teocêntrismo milenar imposto pela Igreja.

Novas formas de pensar e agir vão construindo um novo código de ética e, no século seguinte aflora o Classicismo Renacentista, caracterizado sobretudo pelo resgate da herança greco-latina, pelo antropocêntrismo, e pelo florescimento de uma nova cultura.

O Humanismo é o período intermediário entre o mundo clássico e inaugura um período que a história chama de Renascimento.


Quatro foram os tipos de produção que marcaram o século XV e o início do século XVI:

  • A historiografia de Fernão Lopes ( escreveu a história de Portugal com base em documentos, desprezando testemunhos frágeis ou duvidosos, mantendo a chama artística acesa, sem deixar que seu ponto de vista prevalecesse sobre os fatos verídicos).
  • A prosa didática (ou doutrinária), a poesia palaciana (poemas compostos em “medida velha” – redondilhas de cinco e sete sílabas poéticas- para o prazer da leitura e declamação, sem acompanhamento musical), e ainda o teatro de Gil Vicente.



Gil Vicente e o Teatro Português


Gil Vicente inaugurou o teatro português, encenando peças na corte para os nobres. Viveu no contexto histórico marcado pelas grandes descobertas e ao mesmo tempo pelo ambiente palaciano, medieval, religioso e conservador. Humanista, reflete o estado oscilante de um mundo velho e de sua decomposição.

O ser humano é seu objeto de preocupação. O homem de seu tempo, de qualquer categoria social, é motivo de reflexão porque vive num contexto em que os costumes se degradam. A crítica ao homem tem como função abrir sua consciência e reaproxima-lo de Deus.

Nas peças religiosas o autor coloca sempre um relevo a oposição de dois mundos: material e sobrenatural, profano e divino, trevas e luzes.

Obras principais: Farsa de Inês Pereira, Auto da Barca do Inferno e Auto da Alma.



Questões

01. No inicio do século XIII, a intransigência religiosa arrasou a Provença e dispersou seus trovadores, mas a lírica provençalesca já havia fecundado a poesia ocidental com a beleza melódica e a delicadeza emocional de sua poesia-música, impondo uma nova concepção do amor e da mulher.
a)Verdadeiro
b)Falso

02. A canção associava o amor-elevação, puro, nobre, inatingível, ao amor dos sentidos, carnal, erótico; a alegria da razão (o amor intelectual) à alegria dos sentidos.
a)Verdadeiro
b)Falso

03. Assinale a afirmação falsa:
a)O judeu Maimônides e o islamista Averróis são expressões do que as culturas dominadas produziram de mais significativo na Península Ibérica
b)A cultura portuguesa, no século XII, conciliava três matrizes contraditórias: a católica, a islâmica e a hebraica
c)Pode-se dizer que a cultura portuguesa esteve desde seu início assentada na diversidade e na contradição, do que resultaram alguns de seus traços positivos (miscibilidade, aclimatabilidade etc.) e negativos (tendência ao ceticismo quanto a idéias, desconfiança etc.
d)A cultura católica, técnica e literariamente superior às culturas islâmica e hebraica, impôs-se naturalmente desde os primórdios da formação de Portugal
e)A expulsão dos mouros e judeus e a Inquisição foram os aspectos mais dramáticos da destruição sistemática que a cultura triunfante impôs às culturas opostas

04. O primeiro trovador provençal foi Guilherme IX, da Aquitânia (1071-1127). Bernart de Ventadorn e aufre Rudel representam a poesia mais simples, facilmente inteligível; Marcabru, Raimbaut d´Aurenga e especialmente Arnault Daniel representam a poesia mais elaborada, com imagens e associações inesperadas, capazes de encantar os mais rigorosos exegetas, de Dante Alighieri a Ezra Pound.
a)Verdadeiro
b)Falso

05. A Provença, região sul da França, chamada Langue d´Oc ou Languedo, foi o berço das primeiras manifestações de uma lírica sentimental, cortês, refinada, que fazia da mulher o santuário de sua inspiração poética e musical
a)Verdadeiro
b)Falso

06. A língua portuguesa não é falada:
a)em Macau e em dialetos crioulos de Goa, Damão, Sri Lanka (ex-Ceilao), Java e Málaca
b)no arquipélago de Cabo Verde, nas ilhas de São Tomé e Porto Príncipe, na Guiné-Bissau em Angola e em Moçambique
c)no Timor Leste, parte oriental da ilha de Timor, próxima da Oceania, mas que os mapas geopolíticos atuais incorporam ao Sudeste Asiático
d)no arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira
e)em Gibraltar e nas Ilhas Canárias

07. Enquanto no sul da Europa, nas proximidades do Mediterrâneo, alastrava-se o lirismo trovadoresco, voltado para a exaltação do amor, para a vassalagem amorosa, no norte predominava o espírito guerreiro, épico, que celebrava nas canções de gesta o heroísmo da cavalaria medieval.
a)Verdadeiro
b)Falso

08. A poesia lírica dos provençais teve seguidores na França, na Itália, na Alemanha, na Catalunha, em Portugal e em outras regiões , onde também os temas folclóricos foram beneficiados com a forma mais culta e elaborada que os trovadores disseminaram.
a)Verdadeiro
b)Falso

09. Assinale a afirmação falsa sobre as cantigas de escárnio e mal dizer:
a)Os alvos prediletos das cantigas satíricas eram os comportamentos sexuais (homossexualidade, adultério, padres e freiras libidinosos), as mulheres (soldadeiras, prostitutas, alcoviteiras e dissimuladas), os próprios poetas (trovadores e jograis eram freqüentemente ridicularizados), a avareza, a corrupção e a própria arte de trovar
b)As cantigas satíricas perfazem cerca de uma quarta parte da poesia contida nos cancioneiros galego- portugueses. Isso revela que a liberdade da linguagem e a ausência de preconceito ou censura (institucional, estética ou pessoal) eram componentes da vida literária no período trovadoresco, antes de a repressão inquisitorial atirá-las à clandestinidade
c)A principal diferença entre as duas modalidades satíricas está na identificação ou não da pessoa atingida
d)Algumas composições satíricas do Cancioneiro Geral e algumas cenas dos autos gilvicentinos revelam a obrevivência, já bastante atenuada, da linguagem livre e da violência verbal dos antigos trovadores
e)O elemento das cantigas de escárnio não é temático, nem está na condição de se omitir a identidade do ofendido. A distinção está no retórico do “equívoco”, da ambigüidade e da ironia, ausentes na cantiga de maldizer.

10. Foi o que ocorreu em Portugal e Galiza: a poesia primitiva, oral, autóctone, associada à musica e à coreografia e protagonizada por uma mulher, as chamadas cantigas de amigo, passaram a se beneficiar do contato com uma arte mais rigorosa e mais consciente de seus meios de realização artística
a)Verdadeiro
b)Falso

11. Assinale a alternativa correta sobre o texto abaixo:


Levad´, amigo, que dormides as manhãas frias;

Todalas aves do mundo d`amor dizian:

Leda m`and`eu!

Levad`, amigo, que dormide`-las frias manhãas;

Todalas aves do mundo d`amor cantavan:

Leda m` and`eu!

Todalas aves do mundo d`amor dizian:

Do meu amor e do voss` em ment`avian:

Leda m`and`eu!

a) Trata-se de uma cantiga de amor paralelística com refrão e eu lírico feminino.

b) Trata-se de uma cantiga de escárnio, em que uma mulher critica seu namorado por ele haver cortado os ramos em que as aves pousavam para cantar o amor de ambos.

c) É uma típica cantiga de amigo. O eu lírico é feminino, a natureza aparece entrelaçada à questão amorosa e as estrofes apresentam estrutura paralelística e refrão.

d) Não há sinais de influências folclóricas na cantiga em questão; nota-se que, nela, a experiência amorosa é adequada aos modos palacianos aristocráticos.

e) Trata-se de uma cantiga de maldizer, embora o nome da pessoa criticada não seja abertamente mencionado.


12. Assinale a alternativa que identifique corretamente o tipo de composição poética exemplificada no trecho.

Ai, dona fea, foste-vos queixar

Que vos nunca louv`em[o] meu trobar;

Mais ora quero fazer um cantar

Em que vos loarei toda via;

E vedes como vos quero loar:

Dona fea, velha e sandia!

(D. Joam Garcia de Guilhade)

a) cantiga de amor

b) cantiga de amigo

c) cantiga de amigo, sem refrão

d) cantiga de escárnio

e) cantiga de maldizer


13. Assinale a alternativa que identifique corretamente o tipo de composição poética exemplificada no texto.

Ay Deus, e quen mi tolherá

Gran coyta do meu coraçon

No mundo, poys mha senhor non

Quer que eu perca coyta já!

E direy-vos como non quer:

Leixa-me sem seu bem viver

Coytad`, e, se mi non valer

Ela, que[n] mi pode valer?

Bernal de Bonaval


a) cantiga de amor

b) cantiga de amigo

c) cantiga de amigo, sem refrão

d) cantiga de escárnio

e) cantiga de maldizer


14. Suas obras constituem o mais rico acervo de poesia dramática do fim da Idade Média européia. Sua habilidade satírica e sua crítica moral recriam o cotidiano da sociedade portuguesa de seu tempo, com alta qualidade artística, deixando entrever a penetração das idéias do Humanismo. Trata-se de:

a) Sá de Miranda

b) Garcia de Resende

c) Luís de Camões

d) Gil Vicente

e) Antônio Ferreira


15. Por que se pode afirmar que Gil Vicente tem um pé em sua época e outro no passado?


16. Qual a importância e a novidade do movimento cultural conhecido como Humanismo?


17. Leia os textos abaixo e responda o que se pede:


Senhor, cuytad`é o meu coraçon

Por vós e moyro, se Deus mi perdon,

Porque sabede que, dês que enton

Vos vi, dês y

Nunca coyta perdi.

Tanto me coyta e trax mal Amor

Que me mata, seed`em sabedor,

E tod`aquesto é, dês que, senhor,

Vos vi, dês y

Nunca coyta perdi.

(D. Dinis)


Que coisa tamanha ei a sofrer

Por amar amigu` e non o veer!

E pousarei sol o avelãal.

Que coita tamanha ei endurar,

Por amar amigu`e non lhi falar!

E pousarei sol o avelãal.

(Nuno Fernandes Torneol)


Assinale a alternativa correta.


a) Ambos os textos são cantigas de amigo paralelísticas, com refrão.

b) Os dois fragmentos poéticos falam da coita, ou sofrimento amoroso, motivo pelo qual devem ser classificados como cantigas de amor.

c) O texto 5 é fragmento de uma cantiga de amigo, pois é uma composição popular, como demonstra a presença do refrão; o texto 6 faz parte de uma cantiga de amor, pois, apesar da presença do refrão e do eu lírico feminino, fala da coita, que é o tema central desse tipo de composição.

d) O texto 5 é fragmento de uma cantiga de amor, em que o eu lírico idealiza a mulher amada, segundo convenções do amor cortês; embora se trate de poesia aristocrática, a presença, a presença de refrão indica a contaminação de formas populares. O texto 6 pertence a uma cantiga de amigo, construída na sua forma mais típica (presença da natureza, paralelismo e refrão); o eu lírico feminino fala de seu sofrimento, por não poder ver seu namorado nem falar com ele.

e) O texto 5 é fragmento de uma cantiga de amor atípica, pois o eu lírico louva a mulher amada desrespeitando as convenções do amor cortês, em favor de uma concepção menos platônica e mais erótica. O texto ¨pertence a uma cantiga de amigo, construída da forma mais típica (paralelismo e refrão), embora a natureza esteja ausente; o eu lírico feminino fala de seu sofrimento, por não poder ver nem falar com seu namorado.


18. “Ai, flores, ai flores do verde ramo

se sabedes novas do meu amado?

Ai, Deus, e u é?”


Vocabulário:

sabedes: sabeis

u: onde


Escreva as palavras que completam os espaços;

“Os versos acima pertencem a uma cantiga de (a) _________ características de ____________português, estética literária dos séculos XII, XIII e XIV.”

19. Amor, desamor e ciúme; freqüentemente inspiração na vida popular, bem como a exploração de eu feminino indicam cantigas de _______________.


20. “Um amor assim delicado

Você pega e despreza (...)

Nem sente que me envenenou

Senhora, e agora

Me diga onde eu vou

Senhora

Serpente

Princesa”

Esse fragmento da Queixa, de Caetano Veloso, mantém pontos de contato com a poesia trovadoresca. Quais são esses pontos de contato?

51 comentários:

  1. eu quero o gabarito !
    me manda pelo email
    salandinidw@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda no meu email é esse: lely_1917@hotmail.com

      Excluir
  2. me manda o gabarito
    no meu email
    salandinidw@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. podia ter marca "x" e depois visualizar e ver quantas a pessoa acertou.
    faltou isto e ser de outra cor

    ResponderExcluir
  4. Por que não tem o gabarito?

    ResponderExcluir
  5. seria interessante que houvesse um gabarito...

    ResponderExcluir
  6. Essa foi Basicamente a minha prova de Português :D

    ResponderExcluir
  7. Manda as respostas no meu email por favor .

    guilherme_urt@hotmail.com

    Mt obg .

    ResponderExcluir
  8. Adorei! me manda o gabarito, por favor!
    email: norma.n.machado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. me manda o gabarito por favor.... meu msn é dennilima2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu trabalho!
    Parabéns.

    e-mail: solrocha_nh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. manda o gabarito pro meu imail , paulohenrique_carvalho@hotmail.com
    mt og

    ResponderExcluir
  12. kd o gabarito ?

    Jesus te Ama

    ResponderExcluir
  13. manda o gabarito pro meu e mail : clsjferreira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Seria possível o envio do gabarito?
    fokabr@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei , muito bom .´seria possivél o envio do gabarito .vania_s_rosa@hotmail.com

    ResponderExcluir

  16. gostaria de receber o gabarito por email por favor, ta muito bom.
    obrigada!
    brewro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. me manda o gabarito por favor..

    jessicaandlclebeer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Por favor gostei muito preciso do gabarito para segunda-feira
    meu e-mail: jessicaandclebeer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. qeria o gabarito
    dani_rodriguesdossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de receber o gabarito por email, por favor.

    anildsstar@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Amei!!! Me manda o gabarito por e-mail .(sgoreth@bol.com.br )

    ResponderExcluir
  22. me manda o gabarito tbn pelo meu e-mail: mari.d.moreira@hotmail.com por favor !

    ResponderExcluir
  23. Por favor vc pode enviar o gabarito para o meu email socalusol@yahoo.com.br. Parabéns pela atividade.

    ResponderExcluir
  24. Olá, parabéns pelo seu blog.
    Gostaria de obter o gabarito dessa atividade sobre Tovadorismo é possível? Meu e-mail: negraflor88@yahoo.com.br
    Obrigadíssima!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. amei amei so faltou o gabarito

    ResponderExcluir
  26. Preciso do gabarito,
    Grata,
    Ana Menezes
    anambsaj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Envie o gabarito pra mim, por favor.
    sfbcecconello@hotmail.com
    Abraço,

    Simone

    ResponderExcluir
  28. me envie o gabarito por favor.
    andrelucas96@live.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, parabéns!
    me manda o gabarito tbn pelo meu e-mail:
    carollrezende@hotmail.com.
    carol.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns pelo exercício! Muito bom. Vc deve ta enjoado com tantos pedidos, mas, por favor, manda o gabarito pra mim.=) Obrigada!
    patricia_mbg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Pq não coloca o gabarito ai???????
    Por favor me mande o gabarito e das questões de interpretação de texto.... são ótimas...
    obrigada!
    liliarantes10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pelos exercícios, são muito bons. gostaria que me mandasse o gabarito pelo meu e-mail
    anamaria.vi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de receber o gabarito dessas questões. Há possibilidade? Preciso o quanto antes.
    e-mail carolcasari@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. adorei as explicaçoes e tambem as atividades. Se possivem me manda o gabarito destas questoes pelo email - soniamvaz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Posso te fazer um program em php para vc enviar varios e-mail de uma só vez assim resolver seu problema.

    contato
    zidrome@bol.com.br

    ResponderExcluir
  36. Por favor, mande-me o gabarito da atividade? Adorei!

    Rosimêre
    rmcfrose@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. ameii me manda o gabarito!!!

    graycebonekinh@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. gostei muito!
    quero o gabarito.

    rosangela

    profrgba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Me manda gabarito?
    babi.mcarvalho@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Por favor, me envia o gabarito.
    carmenchic@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  41. Adorei! me manda o gabarito, por favor!
    email: p.sssilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  42. Adorei, mas preciso do gabarito.
    me manda por e-mail: mari.bruni@hotmail.com

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  43. Poderia postar o gabarito! :)

    ResponderExcluir
  44. Poderia postar o gabarito! :

    ResponderExcluir
  45. Gostaria do gabarito, por favor... toninneri@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Poderia me mandar o gabarito por email, por favor?
    pedrohppm@gmail.com
    Grato

    ResponderExcluir
  47. Poderia me mandar o gabarito por email, por favor?
    vic_minnie@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Gostaria do gabarito, mande-me, por favor!
    cris.612010@hotmail.com
    mcsantossouza07@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Gostaria do gabarito, mande-me, por favor!
    samsung.548@outlook.com

    ResponderExcluir