segunda-feira, 15 de abril de 2013

Curriculum Vitae


curriculum vitæ (do latim trajetória de vida), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral ocurriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.
curriculum vitae é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionaisformação acadêmica, e dados pessoais para contato. Ainda é a forma que muitas empresas usam para preencher vagas de emprego.
A entrega do currículo é apenas a primeira fase da admissão em uma instituição, as fases posteriores compreendem em entrevista e prova de conhecimentos.
A utilização e o papel social do CV varia nos diversos países consoante as políticas de empregabilidade e educação. Da mesma maneira o formato pode variar dependendo do contexto. Embora de um modo geral seja um documento apresentado de forma sintetizada, idealmente com uma ou duas páginas,[1] em certos casos deve ser mais detalhado.
Atualmente há programas de computador que permitem a criação de um currículo através do preenchimento de formulários. Muitas empresas utilizam-se deste recurso na Internet para catalogar candidatos a empregos.
Uma variante do CV é o portfólio, que tem o mesmo objetivo em linhas gerais, mas presta-se a dar pequenas mostras da habilidades da pessoa, sendo mais utilizado por profissionais das áreas relacionadas com artes ou produção. Este currículo permite a sistematização das experiências significativas ao contexto solicitado.
Como fazer o curriculo? Essa é uma dúvida comum, e oferecer um bommodelo de curriculo (curriculum vitae ou CV) que possa ser preenchido pelo candidato a um emprego (com ou sem experiência profissional já bem estabelecida) ou estágio costuma ser uma boa primeira resposta.
Mas muitas pessoas em busca de uma vaga ou de uma oportunidade para entrevista caem em uma armadilha comum: repetem sempre os mesmos batidos modelos de currículo criados em mil novecentos e máquina de escrever sem tinta e assim parecem apenas "mais um na multidão" desde o primeiro momento em que o recrutador tem contato com suas informações.

Um bom curriculum, bem apresentável e redigido, pode não garantir um emprego mas é, sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo. Grande parte das pessoas possuem questionamentos sobre como criar seu curriculum, principalmente aquelas que estão entrando agora no mercado de trabalho.

Análise do Modelo de Currículo Proposto

1) Cabeçalho ou Topo
No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, são selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.
Cabeçalho do Curriculum

2) Objetivo
O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.
Objetivo do Candidato

3) Formação
Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber aonde você cursou seu pré-primário.
Formação Acadêmica

4) Experiência Profissional
Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos. Observe como isto é feito no modelo de curriculum vitae preenchido disponível para download acima.
Experiência Profissional

5) Qualificações e Atividades Profissionais
Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.
Qualificações e Atividades Profissionais

6) Informações Adicionais
Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.
Informações Adicionais


Retirado deste Site




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário