segunda-feira, 30 de março de 2015

o adjetivo na construção do texto

Retrato 
Cecília Meirelles
Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha  este coração
Que nem se mostra.

 Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?  
Texto disponível em:

Questões sobre o texto 
1. No poema “Retrato”, nota-se  a presença da primeira pessoa, o eu lírico descreve o seu próprio rosto.
a.  O eu lírico não mais reconhece o rosto como sendo seu, ao afirmar no primeiro verso  “Eu não tinha este rosto de hoje”.
Quais palavras, nesse verso intensificam essa ideia de estranhamento?
b. Transcreva os adjetivos da primeira estrofe que caracterizam o substantivo rosto.
c. Pode-se dizer que a mudança ocorrida com o eu lírico é apenas física, ou ocorre também em seu íntimo, em sua personalidade? Justifique sua resposta.
2. Observe o segundo verso:  “Assim calmo, assim triste, assim magro.” A repetição da palavra  “assim” dá um ritmo lento a esse verso.
Qual a relação do ritmo do verso  com a mudança sugerida no rosto do eu lírico?
3. Nos dois últimos versos da primeira estrofe, a constatação do eu lírico  continua.
Como são caracterizados os olhos e os lábios?
4. Observe a segunda estrofe.
a. Nos dois primeiros versos, o eu lírico observa a mudança ocorrida em suas mãos, partes significativas e simbólicas do corpo e que simbolizam força e luta pela vida.
Como as mãos são caracterizadas no poema?   Pode-se deduzir como elas eram no passado?  Por quê?
b. Nos dois últimos versos,  o eu lírico descreve seu coração, metáfora para os seus sentimentos.
Quais são os adjetivos usados para mostrar como  eram seus sentimentos antes?  E quais foram empregados para mostrar como eles estão agora?
5. Na terceira estrofe, no primeiro verso, o eu lírico percebe e assume que mudou fisicamente e interiormente.
Transcreva os adjetivos usados para marcar  como  o eu lírico vê essa mudança.
6. Comente o questionamento do eu lírico nos dois últimos versos da última estrofe.
7. Discuta com seus colegas sobre o papel dos adjetivos no poema de Cecília Meireles, cuja temática trata da transitoriedade  da vida e da fugacidade do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário