quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Arcadismo

O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do Peloponeso, na Grécia, tida como ideal de inspiração poética. No Brasil, o movimento árcade toma forma a partir da segunda metade do século XVIII.

A principal característica desta escola é a exaltação da natureza e de tudo que lhe diz respeito. É por isto que muitos poetas ligados ao arcadismo adotaram pseudônimos de pastores gregos ou latinos (pois o ideal de vida válido era o de uma vida bucólica).
Mais informações aqui.


Atividades


O texto abaixo é um típico poema árcade, da autoria de Manuel Maria Barbosa du Bocage. Leia-o e responda às perguntas a seguir:


Convite à Marília

Já se afastou de nós o Inverno agreste
Envolto nos seus úmidos vapores;
A fértil Primavera, a mãe das flores
O prado ameno de boninas veste:

Varrendo os ares o sutil nordeste
Os torna azuis; as aves de mil cores
Adejam entre Zéfiros, e Amores,
E toma o fresco Tejo a cor celeste:

Vem, ó Marília, vem lograr comigo
Destes alegres campos a beleza,
Destas copadas árvores o abrigo:

Deixa louvar da corte a vã grandeza:
Quanto me agrada mais estar contigo
Notando as perfeições da Natureza!


Vocabulário:
Boninas: tipo de flor.
Nordeste: vento que sopra do nordeste.
Adejam: voam.
Lograr: gozar, desfrutar.




1) O poema pode ser dividido em duas partes.
a. Quais estrofes compõem essas partes e o que é apresentado em cada uma delas?
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b. Há pelo menos dois temas árcades principais que são desenvolvidos em cada uma das partes do poema. Diga quais são eles e exemplifique citando passagens do texto.
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2) No poema, há elementos que evocam o Classicismo, tanto na forma quanto no conteúdo. Quais são eles? Explique.
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3) Releia a última estrofe do poema e responda:
a. Quais são os dois cenários opostos pelo eu lírico e como eles são caracterizados?
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b. Que outro tema árcade é desenvolvido a partir dessa oposição?
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II. O texto a seguir, da autoria de Tomás Antônio Gonzaga, é considerado um poema pré-romântico. Leia-o e responda às perguntas abaixo:


Lira XIX (Parte II)
Preso, o eu lírico encontra conforto no seu amor por Marília e nas lembranças que guarda da amada.

Nesta triste masmorra,
De um semivivo corpo sepultura,
Inda, Marília, adoro
A tua formosura.
Amor na minha idéia te retrata;
Busca extremoso, que eu assim resista
À dor imensa, que me cerca, e mata.

Quando em meu mal pondero,
Então mais vivamente te diviso:
Vejo o teu rosto, e escuto
A tua voz, e riso.
Movo ligeiro para o vulto os passos;
Eu beijo a tíbia luz em vez de face;
E aperto sobre o peito em vão os braços.

Conheço a ilusão minha;
A violência da mágoa não suporto;
Foge-me a vista, e caio,
Não sei se vivo, ou morto.
Enternece-se Amor de estrago tanto;
Reclina-me no peito, e com mão terna
Me limpa os olhos do salgado pranto.


Depois que represento
Por largo espaço a imagem de um defunto,
Movo os membros, suspiro,
E onde estou pergunto.
Conheço então que Amor me tem consigo;
Ergo a cabeça, que inda mal sustento,
E com doente voz assim lhe digo:

“Se queres ser piedoso,
“Procura o sítio em que Marília mora,
“Pinta-lhe o meu estrago,
“E vê, Amor, se chora.
“Se lágrimas verter, se a dor a arrasta,
“Uma delas me traze sobre as penas,
“E para alívio meu só isto basta.”


Vocabulário:
Inda: ainda.
Enternece-se: sensibiliza-se; compadece-se.



4) Qual é o assunto desenvolvido na lira apresentada? E de que forma essa situação poética vivida pelo pastor Dirceu se assemelha à vida do poeta Tomás Antônio Gonzaga?
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5) Quais são os dois interlocutores a quem o eu lírico se dirige no poema? O que ele diz a cada um deles?
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6) Retire pelo menos dois versos do texto que representam o estado de espírito do eu lírico e, a seguir, diga o que eles sugerem.
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7) Observe a linguagem utilizada no poema e responda:
a. Que elementos caracterizam a simplicidade formal pretendida pelos poetas árcades?
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b. Que elementos apresentados no poema rompem com o convencionalismo árcade? Explique.
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“Com os anos, Marília, o gosto falta,
e se entorpece o corpo já cansado:
triste, o velho cordeiro está deitado,
e o leve filho, sempre alegre, salta.
A mesma formosura
é dote que só goza a mocidade:
rugam-se as faces, o cabelo alveja,
mal chega a longa idade.
Que havemos de esperar Marília bela?
que vão passando os florescentes dias?
As glórias que vêm tarde, já vêm frias,
e pode, enfim, mudar-se a nossa estrela.
Ah! não, minha Marília,
aproveite-se o tempo, antes que faça
o estrago de roubar ao corpo as forças,
e ao semblante a graça!”
(Tomás Antônio Gonzaga)

8. Com base nestes versos, assinale a alternativa correta.
a) Apesar de sua idade já muito avançada, o eu lírico ainda se mostra disposto ao amor.
b) Marília deve acompanhar o poeta em sua velhice, mesmo que isso traga recordações inglórias da juventude.
c) O eu lírico faz um chamamento à sua musa para juntos viverem o tempo presente de suas juventudes.
d) O poema explora o motivo da mulher inacessível e misteriosa, desejada por um homem cansado e doente.
e) Resta aos amantes a doçura da contemplação dos filhos, expressa em “o velho cordeiro está deitado, /e o leve filho, sempre alegre, salta”.

9. (UFV-MG) Todos os fragmentos abaixo representam, pela linguagem ou pela temática, o movimento árcade brasileiro. Exceto:
a) “A mesma formosura/ é dote que só goza a mocidade: / rugam-se as faces, o cabelo alveja/ mal chega a longa idade”.
b) “Pastores que levais ao monte o gado, /vede lá como andais por essa serra, /que para dar contágio a toda terra,/ basta ver-se o meu rosto magoado.
c) “Passam, prezado amigo, de quinhentos / os presos que se ajuntam na cadeia”./ uns dormem encolhidos sobre a terra, /mal cobertos dos trapos, que molharam/ de dia, no trabalho”.
d)”Que havemos de esperar, Marília bela?/que vão passando os florescentes dias?/ as glórias que vêm tarde, já vêm frias,/e pode enfim mudar-se a nossa estrela.”
e)”Oh! Que saudades que eu tenho/ da aurora da minha vida,/ da minha infância querida/ que os anos não trazem mais!”

10. Todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto uma. Identifique-a:
a)O bucolismo é uma das características da poesia arcádica.
b)Os poetas do Arcadismo usaram pseudônimos gregos e latinos.
c) O carpe diem foi um dos temas freqüentes dos poetas árcades.
d) A busca da paz interior na vida campestre revela a angústia religiosa dos poetas árcades.

11. Entre os escritores mais conhecidos do “Grupo Mineiro”, estão:
a)Santa Rida Durão, Cecília Meireles, Tomás Antônio Gonzaga
b)Alvarenga Peixoto, Fernando Sabino, Cláudio Manuel da Costa
c)Basílio da Gama, Paulo Mendes Campos, Alvarenga Peixoto
d)Silva Alvarenga, Mário de Andrade, Menotti del Picchia
e)Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto

12. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
a)A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama
b)O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português
c)A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica
d)O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão
e)O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita

13. Qual a alternativa que apresenta uma associação errada?
a)Arcadismo / Iluminismo
b)Arcadismo / Racionalismo
c)Arcadismo / Anti-Classicismo
d)Barroco / Contra-Reforma
e)Romantismo / Revolução Industrial

14. Assinale o que não se refere ao Arcadismo:
a)Volta aos princípios clássicos greco-romanos e renascentistas (o belo, o bem, a verdade, a perfeição, a imitação da natureza)
b)Época do Iluminismo (século XVIII) – Racionalismo, clareza, simplicidade
c)Apóia-se em temas clássicos e tem como lema: inutilia truncat (“corta o que é inútil”)
d)Ornamentação estilística, predomínio da ordem inversa, excesso de figuras
e)Pastoralismo, bucolismo suaves idílios campestres

15. Poema satírico sobre os desmando administrativos e morais imputados a Luís da Cunha Menezes, que governou a Capitania das Minas de 1783 e 1788:
a)Fábula do Ribeirão do Carmo
b)Caras Chilenas
c)Marília de Dirceu
d)Uruguai
e)Vila Rica

Nos exercícios 16 e 17, assinale, em cada um, a(s) afirmação(ões) improcedente(s) sobre o Arcadismo. (Podem ocorrer várias em cada exercício).

16. Quanto à linguagem árcade:

I - prefere a ordem indireta, tal como no latim literário;
II - tornou-se artificial, pedante, inatural;
III - procura o comedimento, a impessoalidade, a objetividade;
IV - manteve as ousadias expressionais do Barroco;
V - promove um retorno às “virtudes clássicas”da clareza, da simplicidade e da harmonia.

a)II, IV,V
b)III,IV
c)II, V
d)I, II, IV
e)I, II, III, IV, V

17. A respeito da época em que surgiu o Arcadismo:

a)os “enciclopedistas”construíram os alicerces filosóficos da Revolução Francesa
b)em O Contrato Social, Rousseau aborda a origem da Autoridade
c)a burguesia conhece, então, acentuado declínio em seu prestígio
d)adiantamento cientifico é uma das marcas desta época histórica

18. (ITA) Dadas as afirmações:

I.O Uruguai, poema épico que antecipa em várias direções o Romantismo, é motivado por dois propósitos indisfarçáveis: exaltação da política pombalina e antijesuitismo radical.
II.O(A) autor(a) do poema épico Vila Rica, no qual exalta os bandeirantes e narra a história da atual Ouro Preto, desde a sua fundação, cultivou a poesia bucólica, pastoril, na qual menciona a natureza como refúgio.
III.Em Marília de Dirceu, Marília é quase sempre um vocativo; embora tenha a estrutura de um diálogo, a obra é um monólogo – só Gonzaga fala, raciocina; constantemente cai em contradição quanto à sua postura de Spastor e sua realidade de burguês.

Está(ão) Correta(s):

a)I e III
b)I e II
c)II e III
d)I, II e III

19. Indique a alternativa errada:
a)O cultismo correspondeu sobretudo a um jogo formal refinado, com uso abundante de figuras de linguagem e verdadeiras exaltação sensorial na composição das imagens e na elaboração sonora
b)O Arcadismo tendeu à obscuridade, à complicação lingüística e ao ilogismo
c)O arcadismo afirmou-se em oposição ao estilo barroco
d)Cultismo e conceptismo são as duas vertentes literárias do estilo barroco
e)O conceptismo correspondeu a um estilo fundado em “agudezas”ou “sutilezas”de pensamento, com transições bruscas e associações inesperadas entre conceitos

20. Em seu poema épico, tenta conciliar a louvação do Marquês de Pombal e o heroísmo do índio. Afasta-se do modelo de Os Lusíadas e emprega como maravilhoso o fetichismo indígena. São heróis desse poema:
a)Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Moema
b)Diogo Álvares Correia, Paraguaçu, Tanajura
c)Cacambo, Lindóia, Moema
d)Cacambo, Lindóia, Gomes Freira de Andrade
e)n.d.a.

21. Lira XIX
“Nesta triste masmorra,
De um semivivo corpo sepultura,
Inda, Marília, adoro
A tua formosura.
Amor na minha idéia te retrata.;
Busca extremoso, que eu assim resista
À dor imensa, que me cerca, e me mata.

Esse texto foi escrito no período em que Gonzaga esteve preso por seu envolvimento na Inconfidência Mineira. Observe que, logo nos primeiros versos, o eu lírico expressa seu estado de espírito. Ele se vê como um “semivivo corpo” e a masmorra é sua “sepultura”. De onde vem a força capaz de faze-lo suportar tanto sofrimento?

38 comentários:

  1. gostaria de ter as respotas,dos exercicios

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  2. 10. Todas as afirmações abaixo estão corretas, exceto uma. Identifique-a:
    a)O bucolismo é uma das características da poesia arcádica.
    b)Os poetas do Arcadismo usaram pseudônimos gregos e latinos.
    c) O carpe diem foi um dos temas freqüentes dos poetas árcades.
    d) A busca da paz interior na vida campestre revela a angústia religiosa dos poetas árcades.

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    eu queria confirmar a resposta, alguem poderia responder essa questão pra mim ?
    obg.

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    1. letra D, a busca da paz interior na vida campestre não revela angústia religiosa, mas sim uma forma de purificação da alma decorrente da fuga da cidade (fugere urbem) onde o crescimento desordenado das cidades desencadeou o bucolismo. A referencia para tal é Russeau (que preconizou tal crescimento desordenado).
      Espero ter ajudado.
      abraços

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  3. Matheus,

    A resposta da 10 é a letra d.

    O Arcadismo não foi marcado por conflitos religiosos, eles eram antropocentricos e racionais. Esse lance de angustia religiosa é característica do Barroco, estilo anterior e marcado pela contra reforma.

    Espero ter te ajudado!

    Bons estudos!

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  4. manda as respostas das questoes!!!! o meu e-mail é jetayna@yahoo.com.br
    mas tem que ser logo.
    obrigada

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  5. manda as respostas de todas as questoes para mim!!!!
    obrigada.

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  6. gostaria de receber as respostas do exercicio do soneto CONVINTE A MARILÍA..
    obrigada

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  7. alguem pode passar o gabarito, pf?

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  8. Dá pra mandar as respostas pro meu e-mail?
    É alex_miranda123@yahoo.com.br, Vlw

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  9. pode mandar as respostas pro meu e-mail..por favor?!..
    maryana.mel@hotmail.com
    desde já ..obrigada..

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  10. MANDA AS RESPOSTAS DA LIRA XIX PRO MEU EMAIL,POR FAVOR
    jessycanayaradias@hotmail.com

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  11. Muito estranho passar tantos exercícios sem postar o gabarito. Dessa forma, o aluno ficará sempre na dúvida, se acertou ou não.

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  12. Não é estranho não, porque minha intenção ao fazer o blog foi facilitar o meu trabalho em sala de aula com os meus alunos, a quem eu repasso o gabarito.
    É impossível enviar gabaritos para todos que acham meu blog no google! Chegam vários pedidos por dia...

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    1. POde me mandar o gabarito por e-mail?
      danielmaga10@outlook.com.br

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  13. Envie todas as respostas destas perguntas para o meu e-mail.

    rodrigo@jogosgamez.com

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  14. Olá, sou a Juliana, professora de Letras/Português Inglês.
    Queria as respostas destas questões.
    Meu email é flkbiojf@hotmail.com
    Muito obrigado. Abraço.

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  15. voce poderia mandar as resposta pro meu email
    felippemota12@hotmail.com

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  16. eii podia me passar as respostas,por favor!!
    priscila_gatinha@hotmail.com
    precisa o mais rápido possivel,pois queria passar essa atividade para meus alunos!!

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  17. voce poderia mandar as resposta pro meu email
    luluzinhabraga14@hotmail.com
    mais tem q ser logo!!
    obrigado

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  18. qual a resposta da 1 b ?

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  19. olá! mande as respostas p/ o meu email, por favor!
    marianajansen2010@bol.com.br

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  20. quais são as respostas? Deixem de ser burros e coloquem o gabarito, eu nunca vi!!!!!

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    1. concordo, ajudou muito sem a resposta que horror!

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  21. gabaritooo pf!
    fabim.fonseca@hotmail.com

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  22. por favor manda as respostas para o meu email mayara.dpf1997@gmail.com

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  23. Olá. Estou trabalhando com meus alunos a respeito do arcadismo. Você me envia o gabarito por gentileza? anailefcorreia@hotmail.com

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  24. queria as respostas e a explicações da atividade

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  25. Por favor, me mande as respostas destas atividades: bebetoasneto@hotmail.com.
    Muito grato!!!

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  26. 12. (ITA) Uma das afirmações abaixo é incorreta. Assinale-a:
    a)A morte de Moema,índia que se deixa picar por uma serpente, como prova de fidelidade e amor ao índio Cacambo, é trecho mais conhecido da obra O Uruguai, de Basílio da Gama
    b)O poema épico Caramuru, de Santa Rita Durão, tem como assunto o descobrimento da Bahia, levado a efeito por Diogo Álvares Correia, misto de missionários e colonos português
    c)A produção literária do Arcadismo brasileiro constitui-se sobretudo de poesia, que pode ser lírico-amorosa, épica e satírica
    d)O escritor árcade reaproveita os seres criados pela mitologia greco-romana, deuses e entidades pagãs. Mas esses mesmos deuses convivem com outros seres do mundo cristão
    e)O árcade recusa o jogo de palavras e as complicadas construções da linguagem barroca, preferindo a clareza, a ordem lógica na escrita


    Me ajudem . Eu não sei a resposta dessa questão , por favor .

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  27. Acho que a alterativa errada é a D

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  28. Atividade muito bem elaborada. Parabéns. Gostaria do gabarito. toninneri@gmail.com

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  29. Por favor tem como você envia atividade Lira XIX da questão de 4 a 7 para o meu email: jessik.morais@yahoo.com ou para jessica.morais.lacerda1@gmail.com

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  30. Ana,

    Você poderia me mandar as respostas para claudiaqueiroga@terra.com.br. Estou estudando com minha filha e adorei seus exercícios. beijos e obrigada.

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  31. Gostaria do gabarito, por favor. claudiaqueiroga@terra.com.br

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  32. Queria às respostas me envie
    Chrisalmeida863@gmail.Com

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  33. Preciso das respostas pfv acho q as minhas tão erradas queria corrigirlas

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