quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Índio



– Meu Deus, é ele!
Quem já conversou com um índio, assim um papo aberto, sobre futebol, religião, amor...? A primeira idéia que nos vem é da impossibilidade deste diálogo, risos, preconceitos, talvez. O que dizer então da visão dos estrangeiros, que pensam que andamos nus, atiramos em capivaras com flechas envenenadas e dançamos literalmente a dança da chuva pintados com urucum na Praça da Sé ou na Avenida Paulista?
Pois na minha escola no ano de 1995 ocorreu a matrícula de um índio. Um genuíno adolescente pataxó.
A funcionária da secretaria não conseguiu esconder o espanto quando na manhã de segunda-feira abriu preguiçosamente a portinhola e deparou-se com um pataxó sem camisa com o umbigo preto para fora, dois penachos brancos na cabeça e a senha número "um" na mão, que sem delongas disse:
– Vim matricular meu filho.
E foi o que ocorreu, preenchidos os papéis, apresentados os documentos, fotografias, certidões, transferências, alvarás, licenças etc. A notícia subiu e desceu rapidamente os corredores do colégio, atravessou as ruas do bairro, transpôs a sala dos professores e chegou à sala da diretora, que levantou e, em brado forte e retumbante, proclamou:
– Mas é um índio mesmo?
Era um índio mesmo. O desespero tomou a alma da pobre mulher; andava de um lado para o outro, olhava a ficha do novo aluno silvícola, ia até os professores, chamava dois ou três, contava-lhes, voltava à sala, ligava para outros diretores pedindo auxílio, até que teve uma idéia: pesquisaria na biblioteca. Chegando lá, revirou Leis, Decretos, Portarias, Tratados, o Atlas, Mapas históricos e nada. Curiosa com a situação, a funcionária questionou: – qual o problema para tanto barulho?
– Precisamos ver se podemos matricular um índio; ele tem proteção federal, não sabemos que língua fala, seus costumes, se pode viver fora da reserva; enfim, precisamos de amparo legal. E se ele resolver vir nu estudar, será que podemos impedir?
Passam os dias e enfim chega o primeiro dia de aula, a vinda do índio já era notícia corrente, foi amplamente divulgada pelo jornal do bairro, pelas comadres nos portões, pelo japonês tomateiro da feira, pelos aposentados da praça, não se falava noutra coisa. Uma multidão aguardava em frente da escola a chegada do índio, pelas frestas da janela, que dava para o portão principal, em cima das cadeiras e da mesa, disputavam uma melhor visão os professores – sem nenhuma falta –, a diretora, a supervisora de ensino e o delegado.
O porteiro abriu o portão – sem que ninguém entrasse – e fitou ao longe o final da avenida; surgiu entre a poeira e o derreter do asfalto um fusca, pneus baixos, rebaixado, parou em frente da escola, o rádio foi desligado, tal o silêncio da multidão que se ouviu o rangido da porta abrir, desceu um menino roliço, chicletes, boné do Chicago Bulls, tênis Reebok, calça jeans, camiseta, walkman nas orelhas, andou até o porteiro e perguntou:
– Pode assistir aula de walkman?
Edson Rodrigues Passos




Parte I- Entendendo o texto:

1- Marque a idéia que resume o texto “O Índio”.
a- ( ) Ele conta como é o cotidiano de uma escola.
b- ( ) Ele informa qual é a situação do índio no Brasil.
c- ( ) Ele critica os habitantes da cidade.
d- ( ) Ele narra a confusão e as expectativas provocadas pela matrícula de um menino índio.

2- A funcionária da secretaria se espanta quando abre a portinhola pela manhã e dá de cara com um índio.
a- Retire do texto o trecho que mostra a reação de espanto da funcionária.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- O menino corresponde à expectativa que a comunidade tinha a respeito dele? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- O menino chega mascando chicletes, usando boné do Chicago Bulls, tênis Reebok, calça jeans, walkman nas orelhas.
Responda:

a) A que Língua e cultura pertencem esses elementos destacados?
________________________________________________________________________________

b) O que isso mostra a respeito da cultura indígena?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Retire do texto o trecho que indica o tempo (quando) e o lugar (onde) em que se passa a ação da história.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Parte II - Linguagem

6- Marque a alternativa que corresponde ao significado da expressão destacada:

“...Sem delongas disse:
- Quero matricular meu filho.”

a) ( ) Sem demora b) ( ) Em linguagem simples c) Sem falar muito alto.



7- Marque o termo que poderia substituir a palavra em destaque sem alterar seu sentido no texto.
“... olhava a ficha do novo aluno silvícola...”

a) ( ) selvagem b) ( ) campestre c) ( ) índio



8- Releia o segundo e o terceiro parágrafo do texto “O Índio” e responda:

a) Em que tempo está a maioria dos verbos do segundo parágrafo?

________________________________________________________________________________

b) Em que tempo está a maioria dos verbos do terceiro parágrafo?

________________________________________________________________________________


9- Quantos parágrafos tem o texto “O Índio”? __________________________________________


Parte III – Gramática:
10- Coloque as palavras na ordem alfabética:

a) Deus – Paulista – funcionária – matrícula – pataxó

________________________________________________________________________________

b) Preenchidos – professores – portarias – porteiro – primeiro – pneu.

________________________________________________________________________________

11- Classifique as frases em : Declarativa afirmativa, Declarativa negativa, Imperativa, Exclamativa, Interrogativa:

a) Vim matricular um filho. ____________________________________________________

b) Mas é um índio mesmo? ____________________________________________________

c) Pode assistir aula de walkman? ____________________________________________________

d) Ele é um índio pataxó! ____________________________________________________

e) Entre agora, menino! ____________________________________________________

f) Não estava vestido de indio.
____________________________________________________

6 comentários:

  1. eu ja fiz esse trabalho na escola

    ResponderExcluir
  2. gostaria que enviasse o gabarito deste exercício

    ResponderExcluir
  3. otima atividades....valeu

    ResponderExcluir
  4. Ana Gabi,
    Estou trabalhando esse texto com meus alunos EJA, dentro de um projeto que tem como tema a relação entre a diversidade cultural e a biológica, e preciso do ano de nascimento deste autor. Você poderia me ajudar? Meu e-mail é tanise4@yahoo.com.br
    Desde já te agradeço

    ResponderExcluir
  5. gostaria que enviasse o gabarito deste exercício. obrigada

    ResponderExcluir
  6. gostaria do gabarito
    vivi-rdg@hotmail.com
    vivilindoca@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir